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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Chada, Sylvia de Souza | - |
| Autor(es): dc.contributor | Freitas, Leonardo Esteves | - |
| Autor(es): dc.creator | Nogueira, Maria Cláudia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:14:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:14:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38950 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057247 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho destaca a importância fundamental da criação da “Escola do Mar” em Trindade, município de Paraty, Rio de Janeiro, como uma resposta aos conflitos territoriais e às tragédias vivenciadas pela comunidade local. Localizada entre uma sobreposição de Unidades de Conservação, sendo a Área de Proteção Ambiental (APA) Cairuçu e Parque Nacional Serra da Bocaina, essa região ecologicamente importante enfrentou desafios relacionados à posse da terra e ao acesso aos recursos naturais, impactando diretamente a subsistência das comunidades caiçaras. A trágica morte de Jaison Caique Sampaio (Dão), vítima da violência cotidiana que permeia a sociedade brasileira, evidencia a urgência de buscar soluções para preservar a cultura e os modos de vida da comunidade local. Nesse contexto, a criação da Escola do Mar, em 2016, se tornou uma iniciativa substancial de compartilhamento de saberes caiçaras, promovendo a valorização dessa cultura e estreitando os laços entre o desejo de uma educação de qualidade e a realidade da comunidade. Importante destacar que ao se planejar uma escola formal comunitária o sonho era de que esta escola tivesse como linha mestra a Pedagogia da Alternância, mas isso não aconteceu e isso levou os comunitários a decidirem por novos caminhos. A colaboração da Associação de Moradores de Trindade (AMOT) e atuação da APA Cairuçu desempenhou um papel crucial para o sucesso da “Escola do Mar”. No entanto, é preocupante que, no momento, a escola esteja inativa, a reativação das atividades é essencial para atender às necessidades da comunidade e preservar sua identidade cultural. Em resumo, esta pesquisa reforça a importância de encontrar um equilíbrio harmonioso entre a preservação ambiental e o respeito aos direitos e modos de vida das comunidades locais. A “Escola do Mar”, uma iniciativa inspiradora, busca fortalecer a identidade, a cultura e as conexões com o meio ambiente, enfrentando desafios que exigem contínuo engajamento dos grupos sociais existentes no território para garantir sua sustentabilidade e a preservação das valiosas tradições culturais locais. É fundamental que a comunidade, instituições e autoridades se unam para que a Escola do Mar retome suas atividades e continue a impulsionar o bem-estar social e ambiental da região de Trindade. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas estruturadas e bibliográfica qualitativa. | - |
| Descrição: dc.description | This paper highlights the fundamental importance of the creation of the "School of the Sea" in Trindade, Paraty, Rio de Janeiro, as a response to the territorial conflicts and tragedies experienced by the local community. Located between overlapping Conservation Units, the Cairuçu Environmental Protection Area (APA) and the Serra da Bocaina National Park, this ecologically important region has faced challenges related to land ownership and access to natural resources, directly impacting the livelihoods of caiçaras communities. The tragic death of Jaison Caique Sampaio (Dão), a victim of the daily violence that permeates Brazilian society, highlights the urgency of seeking solutions to preserve the culture and ways of life of the local community. In this context, the creation of the School of the Sea in 2016 became a substantial initiative for sharing caiçara knowledge, promoting the appreciation of this culture and strengthening the ties between the desire for quality education and the reality of the community. It's important to note that when planning a formal community school, the dream was for it to be based on the Pedagogy of Alternation, but this didn't happen and this led the community members to decide on new paths. The collaboration of the Trindade Residents' Association (AMOT) and the work of APA Cairuçu played a crucial role in the success of the "School of the Sea". However, it is worrying that, at the moment, the school is inactive. The reactivation of activities is essential to meet the needs of the community and preserve its cultural identity. In short, this research reinforces the importance of finding a harmonious balance between environmental preservation and respect for the rights and ways of life of local communities. The "School of the Sea", an inspiring initiative, seeks to strengthen identity, culture and connections with the environment, facing challenges that require the continuous engagement of existing social groups in the territory to guarantee its sustainability and the preservation of valuable local cultural traditions. It is essential that the community, institutions and authorities unite so that the School of the Sea can resume its activities and continue to boost social well-being of the Trindade region. The research was carried out using structured interviews and qualitative bibliography. | - |
| Descrição: dc.description | 73 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação comunitária | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escola do Mar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Território tradicional caiçara | - |
| Palavras-chave: dc.subject | APA Cairuçu | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Área de Proteção Ambiental de Cairuçu (RJ) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Caiçara (Paraty, RJ) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School of the sea | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Traditional caiçara territory | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cairuçu APA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Community education | - |
| Título: dc.title | Compassos e descompassos de uma experiência de educação comunitária na escola do mar em Trindade, Paraty, RJ | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
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