Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Marcia Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7714353355111033 | - |
Autor(es): dc.contributor | Aguiar, Katia Faria de | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Angela Maria Carneiro | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4313402374437236 | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Lucila Lima da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:14:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:14:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38165 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057221 | - |
Descrição: dc.description | Que possíveis no encontro com a surdez? Como compor um mundo comum entre surdos e ouvintes? Esse trabalho apresenta percursos da autora-pesquisadora no encontro com surdos e com o campo da surdez a partir da sua inserção nesse campo como psicóloga e trabalhadora ouvinte. Utilizando como base a epistemologia feminista, pensamos modos de pesquisar, escrever e produzir conhecimento. Com Chimamanda Adichie e Josselem Conti, apostamos nas histórias únicas para fazer aparecer singularidades, e assim tecemos considerações sobre os discursos que perpassam o campo, a produção de estranhamentos a esses discursos e o deslocamento operado no próprio corpo da pesquisadora-trabalhadora no processo de pesquisar. A pesquisa surge no incômodo da ideia de dois mundos – surdo e ouvinte – segregados, e transcorre na direção de pensar possibilidades de composição nos encontros com a surdez. Para isso, utilizamos conceitos como comum, composição e pluriverso, junto com autores como Bruno Latour e Donna Haraway. Entendemos que o mundo comum não existe a priori, é uma construção constante. É preciso fazê-lo com as diferenças, sem apagar em nós nossas marcas e nossas singularidades. O objetivo não é buscar uma igualdade entre surdos e ouvintes, mas afirmar na diferença a possibilidade de composição. A tradução aparece na construção das histórias e se faz pista para pensar posicionamentos no encontro com a diferença. Para isso, seguimos com Vinciane Despret, que pensa a tradução como versões, equivocações, e refletimos a possibilidade da tradução como travessias, para construir relações com a surdez e com a diferença. | - |
Descrição: dc.description | What possible in the encounter with deafness? How to compose a common world between deaf and hearing people? This work presents the author’s researcher’s path in the encounter with the deaf and with the field of deafness from her insertion in this field as a psychologist and a hearing worker. Using feminist epistemology as a basis, we think of ways of researching, writing, and producing knowledge. With Chimamanda Adichie and Josselem Conti, we bet on the unique histories to make appear singularities, and thus we weave considerations about the speeches that pass through the field, the production of estrangements to these discourses and the displacement operated in the body of the researcher-worker in the process of research. The research appears in the nuisance of the idea of two worlds – deaf and hearing – segregated, and runs in the direction of thinking possibilities of composition in the encounters with the deafness. For this, we use concepts like common, composition and pluriverse, along with authors like Bruno Latour and Donna Haraway. We understand that the common world does not exist a priori, it is a constant construction. We must do it with differences, without erasing our marks and our singularities. The goal is not to seek equality between deaf and hearing, but to affirm in difference the possibility of composition. The translation appears in the construction of the stories and it makes a clue to think of positions in the encounter with the difference. For this, we follow with Vinciane Despret, who thinks the translation as versions, misunderstandings, and we reflect the possibility of the translation like crossings, to build relations with the deafness and with the difference. | - |
Descrição: dc.description | 85 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdez | - |
Palavras-chave: dc.subject | Epistemologia feminista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias únicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdez | - |
Palavras-chave: dc.subject | Epistemologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa pessoal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulher | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deafness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminist epistemology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Unique stories | - |
Título: dc.title | Composições possíveis: travessias no pluriverso dos encontros com a surdez | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: