Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ignácio, Aníbal Alberto Vilcapoma | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Flávio D'Angelo Pereira da | - |
Autor(es): dc.contributor | Cerqueira, Fabio Ribeiro | - |
Autor(es): dc.creator | Cordeiro, Pâmela de Aquino | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:14:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:14:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38723 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057215 | - |
Descrição: dc.description | A Gestão do Conhecimento nasce como um fator crítico para o desenlace de qualquer organização, na era da informação e da comunicação. Este estudo teve como propósito analisar a integração da Gestão do Conhecimento em um programa de treinamento e qualificação, no contexto de aprendizagem. O estudo investigou como práticas eficazes de Gestão do Conhecimento podem potencializar o aprendizado, a aplicação prática de habilidades e o desenvolvimento profissional dos participantes, trazendo como base a compreensão de que o conhecimento é determinante para o sucesso de qualquer treinamento e qualificação. Inicialmente, constrói-se um referencial teórico sobre Gestão do Conhecimento, destacando conceitos-chave, objetivos, processos e como se compartilha o conhecimento. Em seguida, utiliza-se outra pesquisa, que busca informações relacionadas ao Parque Tecnológico e o envolvimento de instituições de ensino, a fábrica e escola, a qualificação, e por fim o treinamento. A metodologia adotada abrange uma revisão bibliográfica, estudo de caso e formulários respondidos pelos participantes. Os resultados obtidos confirmam que a criação de um modelo de treinamento e qualificação que valoriza a aprendizagem e a transferência de conhecimento é essencial para o sucesso da Gestão do Conhecimento. Além disso, são propostos trabalhos futuros, que efetivamente contribuirão para o avanço da Gestão do Conhecimento dentro do Programa de treinamento e qualificação. Concluindo, esse estudo coopera para o entendimento da importância da Gestão do Conhecimento e apresenta respostas aos objetivos e ao problema de pesquisa, possibilitando a análise de forma crítica a Gestão do Conhecimento do Programa | - |
Descrição: dc.description | Knowledge Management emerges as a critical factor for the development of any organization, in the age of information and communication. This study aimed to analyze the integration of knowledge management in a training and qualification program, in the learning context. The study investigated how effective knowledge management practices can enhance learning, the practical application of skills and the professional development of participants, based on the understanding that knowledge is decisive for the success of any training and qualification. Initially, a theoretical framework on knowledge management is developed, highlighting key concepts, objectives, processes and how knowledge is shared. Next, another survey is used, which seeks information related to the Technology Park and the involvement of educational institutions, the factory and the school, qualification, and finally training. The methodology adopted covers a bibliographic review, case study and forms completed by participants. The results obtained confirm that the creation of a training and qualification model that values learning and knowledge transfer is essential for the success of knowledge management. Furthermore, future work is proposed, which will effectively contribute to the advancement of knowledge management within the training and qualification program. In conclusion, this study helps to understand the importance of knowledge management and presents answers to the objectives and research problem, enabling a critical analysis of the Program's knowledge management | - |
Descrição: dc.description | 98 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parque tecnológico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fábrica e escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Treinamento e qualificação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Compartilhamento do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituição de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | TIC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parque tecnológico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technologic park | - |
Palavras-chave: dc.subject | Factory and school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Training and qualification | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge sharing | - |
Título: dc.title | Gestão do conhecimento no programa de residência em tecnologia da informação e comunicação de software | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: