“Nem te conto o que tô lendo”: práticas informacionais e leitura na adolescência

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMilani, Suellen Oliveira-
Autor(es): dc.contributorLück, Esther Hermes-
Autor(es): dc.contributorVogel, Michely Jabala Mamede-
Autor(es): dc.creatorSouza, Clara Lemoigne de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:13:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:13:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/38663-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057209-
Descrição: dc.descriptionEste estudo investiga as práticas da leitura na adolescência e o hábito de visita as bibliotecas escolares. Aborda como a leitura é exercida pelos adolescentes e como o ambiente que frequentam serve de influência para a motivação ou desmotivação da prática da leitura. Para isso, a pesquisa contextualiza de forma histórica e social o incentivo à leitura nas escolas e mapeia a prática da leitura e visita às bibliotecas escolares pelos alunos de Ensino Médio da cidade de Niterói por meio de uma pesquisa exploratória qualiquantitativa com o objetivo de identificar os fatores que levam a prática da leitura ou a falta dela. O método utilizado para pesquisa exploratória por meio de questionário contendo perguntas fechadas e uma aberta. Os resultados são analisados em comparação com as perspectivas dos autores mencionados ao longo das seções teóricas. Apresenta ações e análises para a melhora do incentivo à prática da leitura por parte das bibliotecas dentro do cenário que elas se encontram.-
Descrição: dc.descriptionThis study investigates adolescent reading practices and the habit of visiting school libraries. It looks at how reading is practiced by adolescents and how the environment they frequent influences whether they are motivated or discouraged from reading. To this end, the research provides a historical and social context for the encouragement of reading in schools and maps the practice of reading and visits to school libraries by high school students in the city of Niterói by means of a qualitative-quantitative exploratory study with the aim of identifying the factors that lead to the practice of reading or the lack of it. The method used for the exploratory research was a questionnaire containing closed questions and one open question. The results are analyzed in comparison with the perspectives of the authors mentioned throughout the theoretical sections. It presents actions and analyses to improve the encouragement of reading by libraries within the scenario in which they find themselves.-
Descrição: dc.description45 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectPrática da leitura-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura na adolescência-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas escolares-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura por prazer-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescente-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar-
Palavras-chave: dc.subjectNiterói (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura recreativa-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectReading practice-
Palavras-chave: dc.subjectReading in adolescence-
Palavras-chave: dc.subjectSchool libraries-
Palavras-chave: dc.subjectReading for pleasure-
Título: dc.title“Nem te conto o que tô lendo”: práticas informacionais e leitura na adolescência-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.