
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Milani, Suellen Oliveira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lück, Esther Hermes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Vogel, Michely Jabala Mamede | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Clara Lemoigne de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:13:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:13:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38663 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057209 | - |
| Descrição: dc.description | Este estudo investiga as práticas da leitura na adolescência e o hábito de visita as bibliotecas escolares. Aborda como a leitura é exercida pelos adolescentes e como o ambiente que frequentam serve de influência para a motivação ou desmotivação da prática da leitura. Para isso, a pesquisa contextualiza de forma histórica e social o incentivo à leitura nas escolas e mapeia a prática da leitura e visita às bibliotecas escolares pelos alunos de Ensino Médio da cidade de Niterói por meio de uma pesquisa exploratória qualiquantitativa com o objetivo de identificar os fatores que levam a prática da leitura ou a falta dela. O método utilizado para pesquisa exploratória por meio de questionário contendo perguntas fechadas e uma aberta. Os resultados são analisados em comparação com as perspectivas dos autores mencionados ao longo das seções teóricas. Apresenta ações e análises para a melhora do incentivo à prática da leitura por parte das bibliotecas dentro do cenário que elas se encontram. | - |
| Descrição: dc.description | This study investigates adolescent reading practices and the habit of visiting school libraries. It looks at how reading is practiced by adolescents and how the environment they frequent influences whether they are motivated or discouraged from reading. To this end, the research provides a historical and social context for the encouragement of reading in schools and maps the practice of reading and visits to school libraries by high school students in the city of Niterói by means of a qualitative-quantitative exploratory study with the aim of identifying the factors that lead to the practice of reading or the lack of it. The method used for the exploratory research was a questionnaire containing closed questions and one open question. The results are analyzed in comparison with the perspectives of the authors mentioned throughout the theoretical sections. It presents actions and analyses to improve the encouragement of reading by libraries within the scenario in which they find themselves. | - |
| Descrição: dc.description | 45 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática da leitura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura na adolescência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas escolares | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura por prazer | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adolescente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Niterói (RJ) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura recreativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reading practice | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reading in adolescence | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School libraries | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reading for pleasure | - |
| Título: dc.title | “Nem te conto o que tô lendo”: práticas informacionais e leitura na adolescência | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: