Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Emmanuel de Paiva | - |
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Anna Sophia Piacenza | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueiredo, Marcelo Gonçalves | - |
Autor(es): dc.creator | Merotto, Nathalia Donola Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:13:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:13:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/36070 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057195 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo investiga como a Inteligência Artificial é percebida no que diz respeito à concepção de ética, olhando para as percepções de alunos de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense. O objetivo principal é responder à pergunta "Como estudantes de engenharia de produção percebem a emergência da Inteligência Artificial com relação aos aspectos relacionados à concepção de ética?", analisando, particularmente, questões éticas, sociais e regulatórias relacionadas à tecnologia. A pesquisa foi conduzida por meio de um estudo de caso descritivo e explicativo, com questionários aplicados a 42 alunos. A análise dos resultados revelou que a maioria percebe que a Inteligência Artificial pode aumentar as desigualdades sociais, a começar pela sua própria difusão desigual. A confiança na possibilidade de um uso ético da Inteligência Artificial por parte de governos e corporações foi moderada, em que pese o fato da perspectiva ética ter sido considerada prioritária na maioria das respostas. Os participantes também demonstraram visão positiva sobre o papel da Inteligência Artificial na resolução de problemas globais, embora com cautela quanto aos riscos de seu uso inadequado. Conclui-se que a pesquisa atingiu seu objetivo, evidenciando a necessidade de regulação eficaz e maior conscientização acadêmica sobre os desafios éticos da Inteligência Artificial. | - |
Descrição: dc.description | The present study investigates how Artificial Intelligence is perceived in relation to ethical concepts, focusing on the perceptions of Production Engineering students from the Federal Fluminense University. The main objective is to answer the question, "How do production engineering students perceive the emergence of Artificial Intelligence in relation to ethical aspects?" by analyzing, particularly, ethical, social, and regulatory issues related to the technology. The research was conducted through a descriptive and explanatory case study, with questionnaires applied to 42 students. The analysis of the results revealed that most perceive that Artificial Intelligence can increase social inequalities, starting with its uneven diffusion. Confidence in the possibility of ethical use of Artificial Intelligence by governments and corporations was moderate, despite the fact that the ethical perspective was considered a priority in most responses. Participants also showed a positive outlook on the role of Artificial Intelligence in solving global problems, although with caution regarding the risks of its improper use. It is concluded that the research achieved its objective, highlighting the need for effective regulation and greater academic awareness of the ethical challenges of Artificial Intelligence. | - |
Descrição: dc.description | 57 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência artificial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de produção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência artificial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociedade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artificial intelligence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Production engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perception | - |
Palavras-chave: dc.subject | Labor market | - |
Título: dc.title | A percepção social da ética diante do avanço da inteligência artificial: o caso de estudantes de engenharia de produção | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: