A percepção social da ética diante do avanço da inteligência artificial: o caso de estudantes de engenharia de produção

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Emmanuel de Paiva-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Anna Sophia Piacenza-
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Marcelo Gonçalves-
Autor(es): dc.creatorMerotto, Nathalia Donola Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:13:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:13:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-20-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/36070-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057195-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo investiga como a Inteligência Artificial é percebida no que diz respeito à concepção de ética, olhando para as percepções de alunos de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense. O objetivo principal é responder à pergunta "Como estudantes de engenharia de produção percebem a emergência da Inteligência Artificial com relação aos aspectos relacionados à concepção de ética?", analisando, particularmente, questões éticas, sociais e regulatórias relacionadas à tecnologia. A pesquisa foi conduzida por meio de um estudo de caso descritivo e explicativo, com questionários aplicados a 42 alunos. A análise dos resultados revelou que a maioria percebe que a Inteligência Artificial pode aumentar as desigualdades sociais, a começar pela sua própria difusão desigual. A confiança na possibilidade de um uso ético da Inteligência Artificial por parte de governos e corporações foi moderada, em que pese o fato da perspectiva ética ter sido considerada prioritária na maioria das respostas. Os participantes também demonstraram visão positiva sobre o papel da Inteligência Artificial na resolução de problemas globais, embora com cautela quanto aos riscos de seu uso inadequado. Conclui-se que a pesquisa atingiu seu objetivo, evidenciando a necessidade de regulação eficaz e maior conscientização acadêmica sobre os desafios éticos da Inteligência Artificial.-
Descrição: dc.descriptionThe present study investigates how Artificial Intelligence is perceived in relation to ethical concepts, focusing on the perceptions of Production Engineering students from the Federal Fluminense University. The main objective is to answer the question, "How do production engineering students perceive the emergence of Artificial Intelligence in relation to ethical aspects?" by analyzing, particularly, ethical, social, and regulatory issues related to the technology. The research was conducted through a descriptive and explanatory case study, with questionnaires applied to 42 students. The analysis of the results revealed that most perceive that Artificial Intelligence can increase social inequalities, starting with its uneven diffusion. Confidence in the possibility of ethical use of Artificial Intelligence by governments and corporations was moderate, despite the fact that the ethical perspective was considered a priority in most responses. Participants also showed a positive outlook on the role of Artificial Intelligence in solving global problems, although with caution regarding the risks of its improper use. It is concluded that the research achieved its objective, highlighting the need for effective regulation and greater academic awareness of the ethical challenges of Artificial Intelligence.-
Descrição: dc.description57 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência artificial-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de produção-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência artificial-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade-
Palavras-chave: dc.subjectEthics-
Palavras-chave: dc.subjectArtificial intelligence-
Palavras-chave: dc.subjectProduction engineering-
Palavras-chave: dc.subjectPerception-
Palavras-chave: dc.subjectLabor market-
Título: dc.titleA percepção social da ética diante do avanço da inteligência artificial: o caso de estudantes de engenharia de produção-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.