Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Edilberto José de Macedo | - |
Autor(es): dc.contributor | Vasconcellos, Jorge Luiz Rocha de | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Rodrigo Cazes | - |
Autor(es): dc.creator | Pinto, Kaylanny Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:13:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:13:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39639 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057193 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho acadêmico investiga o significativo poder da música na experiência cinematográfica, analisando como ele potencializa a narrativa e reforça a identificação do público com a realidade apresentada. Independentemente do gênero do filme, a música desempenha um papel crucial ao criar sentimentos de pertencimento e imersão, transformando-o em uma experiência realista e emocionalmente envolvente para o espectador. Este fenômeno é central para a construção de reações e emoções ao longo da experiência cinematográfica Para explorar essa temática, o trabalho foi desenvolvido com base em uma metodologia que uniu pesquisa bibliográfica, leitura crítica e análise fílmica. Claudia Gorbman (1987) e Michel Chion (1994), foram os principais autores que contribuíram para o embasamento teórico, cujas obras oferecem fundamentos essenciais para a compreensão do papel da música no cinema. A pesquisa e a leitura proporcionaram o aprofundamento dos conceitos teóricos, enquanto a análise de filmes permitiu a aplicação prática das ideias discutidas, garantindo uma perspectiva completa e consistente para o desenvolvimento do trabalho | - |
Descrição: dc.description | This academic work investigates the significant power of soundtracks on the cinematic experience, analyzing how they enhance the narrative and strengthen the audience's connection with the reality being portrayed. Regardless of the film genre, music plays a crucial role in creating feelings of belonging and immersion, transforming it into a realistic and emotionally engaging experience for the viewer. This phenomenon is central to shaping reactions and emotions throughout the cinematic journey. To explore this theme, the study was developed based on a methodology that combined bibliographic research, critical reading, and film analysis. Claudia Gorbman (1987) and Michel Chion (1994) were the primary authors whose works provided essential foundations for understanding the role of music in cinema. The research and reading allowed for a deeper exploration of theoretical concepts, while the film analysis enabled the practical application of the ideas discussed, ensuring a comprehensive and consistent perspective for the development of the study | - |
Descrição: dc.description | 59 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | música | - |
Palavras-chave: dc.subject | trilha sonora | - |
Palavras-chave: dc.subject | recepção | - |
Palavras-chave: dc.subject | influência | - |
Palavras-chave: dc.subject | experiência cinematográfica | - |
Palavras-chave: dc.subject | soundtrack | - |
Palavras-chave: dc.subject | reception | - |
Palavras-chave: dc.subject | influence | - |
Palavras-chave: dc.subject | cinema experience | - |
Título: dc.title | Magical Rhythm: a eficácia simbólica e emocional da trilha sonora na recepção do espectador | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: