Elaboração de um guia norteador para a inclusão de alunos autistas na educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLione, Viviane de Oliveira Freitas-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7700565158061560-
Autor(es): dc.contributorCavalcanti, Diana Negrão-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1970075442296547-
Autor(es): dc.contributorFranco, Alfred Sholl-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0916043592067664-
Autor(es): dc.contributorGomes, Ana Maria Paula Marques-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7535457807656235-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2564670073361956-
Autor(es): dc.creatorSabino, Ironéa das Dores Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:13:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:13:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-24-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37410-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057160-
Descrição: dc.descriptionO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta aspectos cognitivos básicos e comumente coocorre com outras comorbidades, sendo um desafio aos sistemas de ensino ofertar um espaço que proporcione equidade nas propostas de aprendizagem. Visando contribuir com o processo de inclusão de alunos autistas, realizamos a pesquisa qualitativa, de cunho analítico e abordagem mista, com estudo observacional e intervencional com o corpo docente do Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Valéria Ramos Passos. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética – CAEE:51703221.9.0000.5243. O objetivo do estudo foi elaborar um Guia Norteador para professores que atuam na Educação Infantil. O percurso metodológico contou com a pesquisa documental como primeira etapa sobre as políticas educacionais no município de Maricá. O estudo aponta o local entre as cidades de maior crescimento econômico e populacional do Brasil nos últimos dez anos, provocando impactos diretos nas unidades de ensino. Em 2018, a oferta de educação inclusiva na rede municipal, a nível de acesso, foi a segunda melhor do país. Realizamos também a coleta de dados junto ao corpo docente, por meio de aplicação de formulários com perguntas abertas e fechadas sobre os desafios que envolvem o processo de inclusão de alunos autistas em classe regular de ensino da Educação Infantil. Com base nos dados coletados, organizamos o workshop de formação continuada: Sob a Luz da Inclusão, abordando o sistema de educação inclusiva do município de Maricá, os pilares para a educação na perspectiva inclusiva, Transtorno do Espectro Autista, prática docente e Desenho Universal para a Aprendizagem. O referencial teórico e as estratégias pedagógicas apresentadas no workshop, foram a base para a elaboração do Guia Norteador para o corpo docente da Educação Infantil, o produto foi aplicado e avaliado no campo de pesquisa por um total de vinte profissionais que atuam diretamente com alunos autistas de classe de ensino regular da Educação Infantil.-
Descrição: dc.descriptionAutism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder that affects basic cognitive aspects and commonly co-occurs with other comorbidities, making it a challenge for education systems to offer a space that provides equity in learning proposals. Aiming to contribute to the process of inclusion of autistic students, we carried out qualitative research, with an analytical nature and a mixed approach, with an observational and interventional study with the teaching staff of the Municipal Early Childhood Education Center (CEIM) Valéria Ramos Passos. The research was approved by the ethics committee – CAEE:51703221.9.0000.5243. The objective of the study was to develop a Guiding Guide for teachers working in Early Childhood Education. The methodological path included documentary research as the first stage on educational policies in the municipality of Maricá. The study highlights the location as one of the cities with the highest economic and population growth in Brazil in the last ten years, causing direct impacts on educational units. In 2018, the provision of inclusive education in the municipal network, in terms of access, was the second best in the country. We also collected data from the teaching staff, using forms with open and closed questions about the challenges involved in the process of including autistic students in regular Early Childhood Education classes. Based on the data collected, we organized the continuing education workshop: Under the Light of Inclusion, addressing the inclusive education system in the municipality of Maricá, the pillars for education from an inclusive perspective, Autism Spectrum Disorder, teaching practice and Universal Design for the Learn. The theoretical framework and pedagogical strategies presented in the workshop were the basis for the preparation of the Guiding Guide for Early Childhood Education faculty. The product was applied and evaluated in the research field by a total of twenty professionals who work directly with autistic students of regular Early Childhood Education classes.-
Descrição: dc.description152 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro Autista-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do espectro autista-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Palavras-chave: dc.subjectAutism Spectrum Disorder-
Palavras-chave: dc.subjectChild education-
Título: dc.titleElaboração de um guia norteador para a inclusão de alunos autistas na educação infantil-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.