
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rauter, Cristina Mair Barros | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2792499600232177 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Heliana de Barros Conde | - |
| Autor(es): dc.contributor | Fragoso, Emanuel Angelo da Rocha | - |
| Autor(es): dc.contributor | Aguiar, Kátia Faria de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lima, Silvana Mendes | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4147330471395991 | - |
| Autor(es): dc.creator | Givigi, Luiz Renato Paquiela | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:13:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:13:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-27 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38527 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057144 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo estabelecer relações entre o pensamento do filósofo holandês Bento de Espinosa (1632-1677) e o tema da educação, vinculação esta pouco explorada quando comparada a outros pensadores clássicos da história da filosofia. Espinosa não possui uma teoria sobre a educação, no sentido pedagógico tradicional; o tema é pouco mencionado explicitamente em sua obra. Busca-se analisar este problema, levantando algumas pistas para a formulação de uma pedagogia espinosista, ou para se pensar um ethos pedagógico inspirado em sua filosofia. Nossa tese é a de que uma educação espinosista, voltada para a emancipação dos corpos-mentes, define-se como uma Pedagogia Política da Multidão, concebida como um esforço coletivo de mulheres e homens que, não se separando de seu poder de agir e de pensar, o que significa não abrir mão de seu direito de guerra, são capazes de instaurar relações de aprendizado mútuo, ou formas virtuosas de afetar e ser afetado mutuamente. Dado nosso lugar de pertencimento como psicólogo que atua no campo da educação pública e escolarizada, pensar a educação em Espinosa possui também o objetivo de tomar o espinosismo como ferramenta de problematização dos nossos modos de inserção nesse campo. As reflexões que buscaremos empreender aqui sobre as relações entre o espinosismo e a educação possuem como pano de fundo uma análise de nossas implicações ético-políticas junto a estas práticas e, em especial, sobre o encargo social de nossa profissão ou com aquilo que tradicionalmente é endereçado ao psicólogo nestes espaços, bem como com as demandas produzidas pelo psicólogo em ato. Assim, pensar a educação em Espinosa cumpre então um duplo objetivo: o de dar uma interpretação própria àquilo que pensamos ser uma prática educativa espinosista e o de fazer com que esta perspectiva possa interferir nas relações entre psicologia e educação que se configuram no presente. Se Espinosa, pensador do século XVII, não possui propriamente uma teoria da educação, isto quer dizer que ele também não possui uma reflexão voltada para a relação da psicologia com esta, e é sobre esta dupla lacuna, ou sobre estas zonas de indeterminação, que este trabalho se insere. | - |
| Descrição: dc.description | This work aims to establish relations between the thinking of the Dutch philosopher Baruch de Espinosa (1632-1677) and the theme of education, a linkage that is little explored when compared to other classical thinkers in the history of philosophy. Espinosa does not have a theory about education; in his work the philosopher does not mention it explicitly. The aim is to analyze this problem, raising some clues for the formulation of a spinozian pedagogy, or to think about a pedagogical ethos inspired by its philosophy. Our thesis is that a Spinozian education, aimed at the emancipation of mind-bodies, is defined as a political Pedagogy of the “Multitude”. It is conceived as a collective effort of women and men who, not separating from their power of action or not giving up their right of war, are capable of establishing relations of mutual learning or virtuous ways of affecting and being affected mutually. From the point of view of our place of belonging, which is that of a psychologist who acts in the field of public education and school, thinking education in Espinosa has also the objective of taking his philosophy as a tool for the problematization of our ways of insertion in this field. Thus, the reflections that we seek to undertake, such as the relationship between Espinosa and education, have as background an analysis of our ethical-political implications with these practices. It is related above all to the social role of our profession, to what is traditionally expected from the psychologist, as well as to the demands that psychologists themselves produce when they take action. To think of education in Spinoza then fulfills a double objective: to give a proper interpretation to what we think is a Spinozian educational practice and to interfere, by using his philosophy, in the relationship between psychology and education today. As seventeenthcentury thinker Espinosa does not properly possess a theory of education, that is to say, he does not have a reflection on the relationship between psychology and education, and it is on this double gap, or in these zones of indeterminacy, that this work is inserted. | - |
| Descrição: dc.description | 262 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Espinosa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Multidão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Política educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Multidão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Spinoza, Benedictus de, 1632-1677 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Espinosa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School psychology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Multitude | - |
| Título: dc.title | Espinosa educador: pistas para uma pedagogia da multidão | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: