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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Delou, Cristina Maria Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4460682115015016 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cavalcanti, Diana Negrão | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1970075442296547 | - |
Autor(es): dc.contributor | Rangel, Helena Carla Castro | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5765020884056943 | - |
Autor(es): dc.contributor | Barboza, Clevia Fernanda Sies | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5392493487506876 | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, Jacqueline Mac-Dowell Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3851662541333121 | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Ana Lucia Simões dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:13:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:13:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/36359 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057136 | - |
Descrição: dc.description | As Ciências e as Tecnologias têm contribuído significativamente para a transformação das práticas sociais. Novos recursos tecnológicos tiveram incremento na utilização, com a pandemia da Covid-19, em aspectos da educação, do trabalho e demais relações sociais. A cultura de aprendizagem ao longo da vida está cada vez mais presente e busca o fomento de novas oportunidades para os grupos vulneráveis, mas é preciso compreender a singularidade de cada indivíduo, as diferentes formas de se comunicar, de interagir e de aprender. Pessoas adultas com Transtorno do Espectro Autista apresentam diferentes características comportamentais, possíveis dificuldades e habilidades que coexistem e perduram por toda a vida e interferem nas relações sociais. Assim, a presente pesquisa objetivou desenvolver um modelo de aprendizagem para adultos autistas, com vistas ao efetivo incremento à cultura de aprendizagem ao longo da vida, no contexto das relações sociais contemporâneas. Os objetivos específicos abarcaram caracterizar o Transtorno do Espectro Autista com alinhamento para o aspecto da comunicação social nos critérios diagnósticos; identificar os desenhos de aprendizagem e teorias que dão aportes à aprendizagem ao longo da vida de indivíduos adultos; e constatar aspectos peculiares inerentes a tecnologia e a comunicação para o processo de aprendizagem do indivíduo com TEA, na fase adulta. Para isso, adotou-se uma ampla revisão bibliográfica sobre o TEA, a educação de adultos, a aplicação da tecnologia nos desenhos de aprendizagem de adultos e ainda a aprendizagem ao longo da vida. Desenvolveu-se um desenho metodológico, denominado Desenho da Pesquisa, que compreendeu três seções, a saber: Seção Ciência que abarcou a busca pelas evidências científicas; a Seção Vivência, que resgatou as produções artísticas da pesquisadora e a Seção Diálogos entre Ciência e Vivência, que gerou a discussão entre as duas primeiras seções. Os resultados evidenciaram: os reais efeitos dos sintomas diagnósticos do TEA que, independentemente de inteligência, mantêm-se por toda a vida e interferem de diferentes modos no funcionamento diário dos adultos autistas; o mérito das estratégias construídas pelo autista, a partir de suas dificuldades e potencialidades, a fim de conseguir lidar com o novo, com as relações sociais, com o aprender; o processo, o ‘como fazer’, identificado como o elemento mais crítico, mais dificultoso, e talvez mais apavorante para o indivíduo autista, ao se pensar em uma nova iniciativa de aprendizagem; o uso de interesses especiais, padrões explícitos e estilos de aprendizagem no processo de aprendizagem com adultos autistas, aspectos esses que se alinham aos princípios da andragogia. Assim, o questionamento da pesquisa foi positivamente respondido com evidências que alinham a tecnologia e a comunicação em processos de aprendizagem. Os resultados confirmaram a hipótese de que adultos com TEA buscam em suas iniciativas de aprendizagem o encaixe pleno entre a tecnologia, as suas estratégias e a sua própria forma de se comunicar. A pesquisa se justificou pela essencialidade em se integrar dados já científicos às vivências de adultos autistas pesquisadores de TEA, entendido o elevado conhecimento destes na área, bem como suas próprias formas de comunicação. Por fim, com o alcance dos objetivos específicos, o objetivo geral foi atingido com a criação do Sistema FICAA para complementar toda e qualquer iniciativa de aprendizagem alinhando-a às especificidades e formas de comunicação do público-alvo. Almeja-se que o Sistema FICAA e seus fundamentos sejam aplicados nas culturas de todo o mundo e que possam gerar evidências científicas e vivências autistas que alimentem um diálogo constante sobre o autismo, em ciência, verso e prosa, ou pela poesia de cada indivíduo autista | - |
Descrição: dc.description | Science and Technology have significantly contributed to the transformation of social practices. The use of new technological resources increased during the Covid-19 pandemic, impacting aspects of education, work, and other social relationships. The culture of lifelong learning is increasingly present, aiming to foster new opportunities for vulnerable groups. However, it is essential to understand the uniqueness of each individual, their different ways of communicating, interacting, and learning. Adults with Autism Spectrum Disorder (ASD) exhibit distinct behavioral characteristics, potential challenges, and abilities that coexist and persist throughout life, influencing social relationships. This research aimed to develop a learning model for autistic adults, with a view to effectively enhancing the culture of lifelong learning within the context of contemporary social relations. The specific objectives included: characterizing Autism Spectrum Disorder with a focus on social communication aspects in the diagnostic criteria; identifying learning designs and theories that support lifelong learning for adults; and recognizing specific aspects of technology and communication in the learning process of individuals with ASD in adulthood. To achieve this, an extensive literature review was conducted on ASD, adult education, the application of technology in adult learning designs, and lifelong learning. A methodological framework, referred to as the Research Design, was developed, comprising three sections: the Science Section, which encompassed the search for scientific evidence; the Experience Section, which revisited the researcher’s artistic productions; and the Dialogue Section between Science and Experience, which facilitated the discussion between the first two sections. The results highlighted: the real effects of ASD diagnostic symptoms, which persist throughout life regardless of intelligence and impact the daily functioning of autistic adults in various ways; the value of strategies developed by autistic individuals based on their challenges and strengths to cope with new situations, social relationships, and learning; the process—the "how to"—identified as the most critical, challenging, and perhaps most daunting element for autistic individuals when considering a new learning initiative; and the use of special interests, explicit patterns, and learning styles in the learning process of autistic adults, which align with the principles of andragogy. Thus, the research question was positively answered with evidence aligning technology and communication in learning processes. The results confirmed the hypothesis that adults with ASD seek, in their learning initiatives, a seamless integration between technology, their strategies, and their own communication styles. The research was justified by the essential need to integrate existing scientific data with the lived experiences of autistic adult ASD researchers, acknowledging their extensive knowledge in the field as well as their unique forms of communication. Finally, with the achievement of the specific objectives, the general objective was met through the creation of the FICAA System, designed to complement any learning initiative by aligning it with the specificities and communication styles of the target audience. It is hoped that the FICAA System and its principles will be applied in cultures worldwide and generate scientific evidence and autistic experiences that sustain an ongoing dialogue about autism—in science, in verse and prose, or through the unique poetry of each autistic individual. | - |
Descrição: dc.description | 145 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adulto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autism Spectrum Disorder | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adult | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Título: dc.title | Diálogos entre a Ciência e a Vivência: pela Poesia e para o Autismo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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