Proposta de um modelo matemático para programação de embarcações do tipo RSV na produção offshore: equilibrando custo e satisfação do cliente

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMeza, Edwin Benito Mitacc-
Autor(es): dc.contributorVianna, Dalessandro Soares-
Autor(es): dc.contributorMontané, Alfredo Fermín Tang-
Autor(es): dc.contributorMora-Camino, Felix Antoine Claude-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Rodrigo Henrique Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:13:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:13:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39711-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057128-
Descrição: dc.descriptionEste estudo tem como objetivo demonstrar a viabilidade da obtenção de ganhos na otimização de veículos por meio da integração da visão de satisfação do cliente. Existem diversas estratégias de otimização em problemas de roteamento de veículos com janela de tempo, mas são poucas as pesquisas que buscam integrar a visão do cliente com a do fornecedor. Enquanto, via de regra, o cliente quer a maior qualidade, o fornecedor quer reduzir custos. Dentro desse contexto, a pesquisa busca desenvolver um modelo AHP-PROMETHEE de multicritério para a tomada de decisão, a fim de abranger a visão de satisfação do cliente. Em seguida, construir um modelo matemático de otimização para problemas multiobjetivo do tipo Dynamic Open Vehicle Routing Problem with Flexible Time Windows, considerando a visão de custo e satisfação do cliente. A hipótese principal é demonstrar, por meio de um caso prático em uma empresa de produção offshore, que é possível obter ganhos na programação das embarcações. A premissa é que esse problema pode ser resolvido por meio de um modelo matemático capaz de realizar o roteamento de veículos, garantindo o atendimento às restrições (como janela de tempo dos serviços e velocidade de navegação) e otimizando as funções-objetivo (como custo mínimo e atraso mínimo). Outra variável importante no processo de decisão é o tempo de resposta do modelo, por isso foi escolhido aplicar uma metaheurística baseada em algoritmo genético. A resposta do modelo confirma a hipótese inicial, dado que os modelos de multicritério e de otimização foram aderentes aos resultados reais. Cabe destacar, no entanto, que apesar dos potenciais ganhos na programação com o uso desses modelos, a ferramenta foi projetada para um caso específico de uma empresa do ramo offshore e fica limitada para essa aplicação-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to demonstrate the feasibility of achieving gains in vehicle optimization through the integration of the customer satisfaction perspective. There are several optimization strategies in vehicle routing problems with a time window, but there are few researches that seek to integrate the customer's view with that of the supplier. While, as a rule, the customer wants the highest quality, the supplier wants to reduce costs. Within this context, the research seeks to develop a multicriteria decision model to encompass the customer satisfaction view. Then, build a mathematical model of multi-objective optimization classified as Dynamic Open Vehicle Routing Problem with Flexible Time Windows, challenging the vision of cost and customer satisfaction. The main hypothesis is to demonstrate, for a practical case of an offshore production company, that it is possible to obtain gains in vessel scheduling. The premise is that this problem can be solved using a mathematical model. The model must be able to perform vehicle routing, ensuring compliance with restrictions (such as service time window and navigation speed) and optimizing the objective functions (such as lower cost and shorter delay). Another important variable in the decision process is the response time of the model. Therefore, it was chosen to apply a metaheuristic based on genetic algorithm. The model's response confirms the initial hypothesis, given that the multicriteria model, as well as the mathematical optimization model, adhered to real-world results. It should be noted, however, that despite potential gains in scheduling vessels with the use of the model, the tool was designed for a specific case of an offshore company-
Descrição: dc.description150 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRoteamento de veículo com janela de tempo-
Palavras-chave: dc.subjectMultiobjetivo-
Palavras-chave: dc.subjectOtimização-
Palavras-chave: dc.subjectAuxílio multicritério à decisão-
Palavras-chave: dc.subjectMetaheurística-
Palavras-chave: dc.subjectvehicle routing problem with time Windows-
Palavras-chave: dc.subjectMultiobjective-
Palavras-chave: dc.subjectOptimization-
Palavras-chave: dc.subjectMultiple-criteria decision-making-
Palavras-chave: dc.subjectMetaheuristic-
Título: dc.titleProposta de um modelo matemático para programação de embarcações do tipo RSV na produção offshore: equilibrando custo e satisfação do cliente-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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