Estratégias pedagógicas, impactos e potencialidades do uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino de Ciências e Biologia: uma revisão dos Anais dos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (ENEBio)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSalomão, Simone Rocha-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5938392928150882-
Autor(es): dc.contributorVilela, Mariana Lima-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5813804226839410-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Luciana Cogliatti de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2755034596438395-
Autor(es): dc.contributorSouza, Eduardo Oliveira Ribeiro de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6843568387291705-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4081321932737585-
Autor(es): dc.creatorQuintas, Helena Maruf-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:13:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:13:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39259-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057124-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo analisar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no ensino de Ciências e Biologia em escolas brasileiras, com foco nas experiências relatadas nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBio), publicados entre os anos de 2005 e 2021. Trata-se de uma revisão de publicações que apresentaram práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais, com ênfase na forma como essas ferramentas foram utilizadas para promover processos de ensino e aprendizagem mais significativos nesses componentes curriculares. A análise revelou uma diversidade de abordagens adotadas por professores, que incluíram o uso de câmeras digitais, kits de robótica, redes sociais, plataformas online de aprendizagem, softwares educacionais e jogos eletrônicos. Esses recursos foram empregados com o intuito de favorecer metodologias ativas, incentivar o protagonismo estudantil e possibilitar interações mais dinâmicas e colaborativas em sala de aula. Além disso, observou-se uma crescente valorização das TIC como ferramentas pedagógicas capazes de aproximar os conteúdos científicos da realidade dos alunos, tornando-os mais acessíveis e interessantes. Conclui-se que, ao longo do período analisado, houve um avanço no uso criativo e reflexivo das tecnologias no ensino de Ciências e Biologia, contribuindo para a inovação das práticas educativas.-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to analyze the use of Information and Communication Technologies (ICT) in the teaching of Science and Biology in Brazilian schools, focusing on experiences reported in the proceedings of the Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBio), published between 2005 and 2021. It consists of a review of publications that presented pedagogical practices mediated by digital technologies, with an emphasis on how these tools were used to promote more meaningful teaching and learning processes in these curricular areas. The analysis revealed a variety of approaches adopted by teachers, including the use of digital cameras, robotics kits, social media, online learning platforms, educational software, and electronic games. These resources were employed to support active methodologies, encourage student protagonism, and enable more dynamic and collaborative classroom interactions. Furthermore, there was a growing appreciation of ICT as pedagogical tools capable of connecting scientific content to students’ real-life contexts, making it more accessible and engaging. It is concluded that, over the period analyzed, there has been progress in the creative and reflective use of technology in Science and Biology education, contributing to the innovation of educational practices.-
Descrição: dc.description66 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Biologia-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de biologia-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia crítica-
Palavras-chave: dc.subjectDigital technologies-
Palavras-chave: dc.subjectScience teaching-
Palavras-chave: dc.subjectBiology teaching-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical practices-
Título: dc.titleEstratégias pedagógicas, impactos e potencialidades do uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino de Ciências e Biologia: uma revisão dos Anais dos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (ENEBio)-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.