Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Mackson Luiz Fernandes da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7009995632636621 | - |
Autor(es): dc.contributor | Marques Filho, Cesar Vieira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8670985499726497 | - |
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Gustavo Bento Ribeiro de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9540658343594401 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6987301054661547 | - |
Autor(es): dc.creator | Machado, Gabriel de Moraes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:13:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:13:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38836 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057119 | - |
Descrição: dc.description | Desde tempos antigos, a natação é vista não apenas como uma prática física, mas também como uma habilidade intelectual e de sobrevivência, destacando-se socialmente quem a dominava, na educação, a natação é fundamental para o desenvolvimento motor e intelectual de crianças e adolescentes, entretanto, a forma metodológica empregada no ensino da natação é de suma importância, a fim de que, o indivíduo adquira essas virtudes que a natação é capaz de proporcionar, dessa forma, questiona-se como as metodologias atuais atendem às individualidades dos alunos, enfatizando a necessidade de criar oportunidades que favoreçam o domínio do ambiente aquático de maneira inclusiva e significativa. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar as metodologias utilizadas por professores em escolas de natação existentes no município de Niterói. Buscou-se realizar um estudo de caráter qualitativo, descritivo, dessa forma, foram realizadas observações diárias em três instituições que ministram aulas de natação em busca de entender os métodos que são utilizados pelos professores e após o primeiro momento, caracterizar o tipo de metodologia norteadora no qual essas aulas estão sendo embasadas. Após o período de observação, foram analisadas através das aulas observadas e de um breve questionário com o professor responsável pelas turmas, que dentro das instituições observadas foram identificadas dois tipos de propostas metodológicas, a concepção sintética e a concepção global | - |
Descrição: dc.description | Since ancient times, swimming has been seen not only as a physical activity but also as an intellectual and survival skill, with social prominence given to those who mastered it. In education, swimming is fundamental for the motor and intellectual development of children and adolescents. However, the methodological approach employed in swimming instruction is of utmost importance to ensure that individuals acquire the virtues that swimming can provide. Thus, the question arises of how current methodologies address the individual needs of students, emphasizing the need to create opportunities that favor mastery of the aquatic environment in an inclusive and meaningful way. Therefore, this study aims to analyze the methodologies used by instructors in swimming schools located in the municipality of Niterói. A qualitative-quantitative, descriptive study was conducted. Daily observations were carried out in three institutions offering swimming lessons to understand the methods employed by their instructors. Following this initial phase, the guiding methodologies underpinning these lessons were characterized. After the observation period, the lessons were analyzed, along with a brief questionnaire completed by the instructors responsible for the groups. Within the observed institutions, two methodological approaches were identified: the synthetic conception and the global conception,. | - |
Descrição: dc.description | 39 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Natação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Natação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Niterói (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Swimming | - |
Palavras-chave: dc.subject | Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Título: dc.title | O ensino da natação: observação das realidades em Niterói/RJ | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: