Uso da Impressão 3D no Ensino de Biologia: Desafios e Perspectivas na Realidade Educacional Brasileira

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMadeira, Lucianne Fragel-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2409980059036490-
Autor(es): dc.contributorAlves, Gustavo Henrique Varela Saturnino-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3901140980921252-
Autor(es): dc.contributorSouza, Thais Varandas de Azeredo-
Autor(es): dc.contributorSantos, Rafael Ferreira dos-
Autor(es): dc.creatorMarcena, Ian Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:13:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:13:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39208-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057116-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho investiga o uso da impressão 3D como ferramenta pedagógica acessível no ensino de Biologia, com foco em conteúdos de Neurobiologia. A partir de uma revisão bibliográfica e do desenvolvimento prático de modelos tridimensionais, buscou-se promover uma aprendizagem inclusiva para estudantes com deficiência visual. Foram modelados, utilizando o software Blender, o neurônio, o encéfalo e a medula espinhal, com estrutura tátil e sistema de audiodescrição integrado. Além dos modelos físicos, foram produzidos materiais gráficos em alto relevo e manuais de uso técnico e pedagógico, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados demonstram a viabilidade de se aliar tecnologia e inclusão por meio de abordagens multissensoriais no ensino de Ciências Biológicas. O trabalho destaca o potencial da modelagem 3D como recurso inovador para tornar o conhecimento científico mais acessível e significativo.-
Descrição: dc.descriptionThis study explores the use of 3D printing as an accessible pedagogical tool for teaching Biology, focusing on Neurobiology topics. Based on a literature review and the practical development of three-dimensional models, the aim was to promote inclusive learning for students with visual impairments. Using Blender software, models of the neuron, brain, and spinal cord were created, featuring tactile structures and an integrated audio description system. In addition to the physical models, high-relief graphic materials and instructional manuals were produced, aligned with Brazil’s National Common Curricular Base (BNCC). The results demonstrate the feasibility of combining technology and inclusion through multisensory strategies in science education. The study highlights the potential of 3D modeling as an innovative resource to make scientific knowledge more accessible and meaningful.-
Descrição: dc.description57 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência visual-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia assistiva-
Palavras-chave: dc.subjectImpressão 3D-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de biologia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subject3D printing-
Palavras-chave: dc.subjectBiology education-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Palavras-chave: dc.subjectVisual impairment-
Palavras-chave: dc.subjectAssistive technology-
Título: dc.titleUso da Impressão 3D no Ensino de Biologia: Desafios e Perspectivas na Realidade Educacional Brasileira-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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