
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Madeira, Lucianne Fragel | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2409980059036490 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Alves, Gustavo Henrique Varela Saturnino | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3901140980921252 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Thais Varandas de Azeredo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Rafael Ferreira dos | - |
| Autor(es): dc.creator | Marcena, Ian Rodrigues | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:13:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:13:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39208 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057116 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho investiga o uso da impressão 3D como ferramenta pedagógica acessível no ensino de Biologia, com foco em conteúdos de Neurobiologia. A partir de uma revisão bibliográfica e do desenvolvimento prático de modelos tridimensionais, buscou-se promover uma aprendizagem inclusiva para estudantes com deficiência visual. Foram modelados, utilizando o software Blender, o neurônio, o encéfalo e a medula espinhal, com estrutura tátil e sistema de audiodescrição integrado. Além dos modelos físicos, foram produzidos materiais gráficos em alto relevo e manuais de uso técnico e pedagógico, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados demonstram a viabilidade de se aliar tecnologia e inclusão por meio de abordagens multissensoriais no ensino de Ciências Biológicas. O trabalho destaca o potencial da modelagem 3D como recurso inovador para tornar o conhecimento científico mais acessível e significativo. | - |
| Descrição: dc.description | This study explores the use of 3D printing as an accessible pedagogical tool for teaching Biology, focusing on Neurobiology topics. Based on a literature review and the practical development of three-dimensional models, the aim was to promote inclusive learning for students with visual impairments. Using Blender software, models of the neuron, brain, and spinal cord were created, featuring tactile structures and an integrated audio description system. In addition to the physical models, high-relief graphic materials and instructional manuals were produced, aligned with Brazil’s National Common Curricular Base (BNCC). The results demonstrate the feasibility of combining technology and inclusion through multisensory strategies in science education. The study highlights the potential of 3D modeling as an innovative resource to make scientific knowledge more accessible and meaningful. | - |
| Descrição: dc.description | 57 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Deficiência visual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia assistiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Impressão 3D | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de biologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | 3D printing | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biology education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Visual impairment | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Assistive technology | - |
| Título: dc.title | Uso da Impressão 3D no Ensino de Biologia: Desafios e Perspectivas na Realidade Educacional Brasileira | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: