Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Antunes, Marcelo Moreira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4972698026123559 | - |
Autor(es): dc.contributor | Foganholi, Cláudia | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3015557160976384 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinto, Luiz Felipe | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7548712074869202 | - |
Autor(es): dc.creator | Motta, Victor de Araújo Santos da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:13:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:13:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35931 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057115 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho trata da inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas aulas de Educação Física escolar, tal inclusão que, além de ser fundamental para o processo de ensino e aprendizagem destes alunos, é um direito que deve ser garantido. O estudo é uma revisão bibliográfica de produções acadêmicas encontradas nas plataformas Google Acadêmico e Scielo Brasil, que tratam desta temática. A pesquisa é de caráter qualitativo e tem por objetivo investigar o estado da arte das produções acerca da inclusão de alunos autistas nas aulas de Educação Física e as principais ideias elencadas por estas produções. | - |
Descrição: dc.description | This work deals with the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in school Physical Education classes, an inclusion that, in addition to being fundamental to the teaching and learning process of these students, is a right that must be guaranteed. The study is a bibliographical review of academic productions found on the Google Scholar and Scielo Brasil platforms, which deal with this topic. The research is qualitative in nature and aims to investigate the state of the art in productions regarding the inclusion of autistic students in Physical Education classes and the main ideas listed by these productions. | - |
Descrição: dc.description | 60 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do espectro autista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do espectro autista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autistic spectrum disorder | - |
Palavras-chave: dc.subject | School physical education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
Título: dc.title | A inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas aulas de Educação Física Escolar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: