Sistema para incentivo da autonomia de crianças de 1 a 7 anos nos banhos em chuveiros

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBittencourt, João Marcos Viana de Quadros-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, João Carlos Lutz-
Autor(es): dc.contributorLima, Renata Vilanova-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Laura Mello de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:13:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:13:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-27-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37071-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057114-
Descrição: dc.descriptionA autonomia, além de promover a liberdade do indivíduo, é um aspecto fundamental no desenvolvimento da autoestima, da personalidade e na compreensão das responsabilidades do indivíduo. A pedagogia Montessori, método educacional com ênfase na independência infantil, defende que para o pleno desenvolvimento da criança é necessário que o ambiente seja preparado para seu uso. Diante desta realidade, o projeto foi desenvolvido a fim de adaptar o ambiente do chuveiro para as capacidades físicas e cognitivas da criança, além de promover a segurança necessária. Foi utilizada a metodologia do Design Thinking 101, procurando incorporar a visão das famílias no processo. A partir de visitas, entrevistas e análises do mercado foi possível analisar e compreender os problemas apresentados no ambiente. Tais análises permitiram a definição de características necessárias para a solução, as quais nortearam a modelagem de alternativas, que foram aprimoradas e validadas posteriormente. O sistema projetado auxilia no desenvolvimento da autonomia, garantindo a segurança e incentivando o interesse no banho infantil. O uso destes produtos beneficia seu público promovendo o desenvolvimento físico, cognitivo e psicológico da criança.-
Descrição: dc.descriptionIndependence not only promotes freedom but is a fundamental feature for developing self-esteem, personality, and comprehension of responsibilities. Montessori's educational method builds a focus on children's independence and says that for the full development of children the environment must be prepared for their use. The project was developed to adjust the environment of showering for children's physical and cognitive capacities, ensuring security. The Design Thinking 101 method was chosen, to absorb families' views on the process. On visits, interviews, and market analysis it was possible to comprehend all the problems presented in the environment and helped define essential features for the final solution, guiding the creation of options that were improved and tested. The system helps infant independence development, ensuring security and encouraging children to be interested in showering. The use of these products benefits its users by fomenting their physical, cognitive, and psychological development.-
Descrição: dc.description112 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectHigiene infantil-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia-
Palavras-chave: dc.subjectDesign infantil-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia (Psicologia)-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo Montessori-
Palavras-chave: dc.subjectBanho-
Palavras-chave: dc.subjectFormação da criança-
Palavras-chave: dc.subjectChildren's hygiene-
Palavras-chave: dc.subjectIndependence-
Palavras-chave: dc.subjectChildren's design-
Título: dc.titleSistema para incentivo da autonomia de crianças de 1 a 7 anos nos banhos em chuveiros-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.