Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Melibeu, Adriana da Cunha Faria | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5008053566749422 | - |
Autor(es): dc.contributor | Paranhos, Camila Marra de Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4791720726801714 | - |
Autor(es): dc.contributor | Neves, Rodrigo Colaço das | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9157598390354266 | - |
Autor(es): dc.contributor | Neves, Laís da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0000611626553308 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0808498084479142 | - |
Autor(es): dc.creator | Cunha, João Arthur Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:13:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:13:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39295 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057109 | - |
Descrição: dc.description | A sociedade está sempre em constante processo de transformação, incluindo também transformações no ambiente escolar, como alterações na forma como os indivíduos se relacionam com o conhecimento. Os métodos centrados na figura autoritária do professor, na passividade do alunado e no exclusivo objetivo de transmissão de conteúdos não têm mais atendido às demandas da atual geração de estudantes, evidenciando a necessidade de metodologias diversificadas de ensino. As aulas expositivas representam uma das metodologias mais tradicionais, sendo muitas vezes a única metodologia adotada por professores brasileiros, o que pode resultar em limitações à aprendizagem. Em contrapartida, os recursos didáticos alternativos, como as atividades práticas, podem estimular habilidades importantes, através da experimentação do objeto de conhecimento, possibilitando romper com a educação tradicional. No ensino de Ciências e Biologia, as atividades práticas devem ser especialmente consideradas na abordagem de temas considerados abstratos e complexos, como o sistema nervoso, sendo importante investigar as percepções de educadores e futuros educadores acerca de suas experiências e percepções em relação à aplicação dessas atividades em sala de aula, o que pode auxiliar a compreender o porquê das atividades práticas não serem amplamente empregadas na educação básica. Com base nisso, o presente trabalho teve como objetivo reunir e investigar as percepções de educadores e futuros educadores do ensino básico sobre as contribuições e os desafios associados à execução de atividades práticas no ensino de sistema nervoso através de um levantamento bibliográfico dos relatos de experiências docentes publicados nos anais de encontros nacionais de ensino em Ciências e Biologia. Os trabalhos identificados foram analisados e percepções acerca da atividade prática, dos benefícios notados e dos obstáculos enfrentados foram elucidados. Sendo assim, o presente levantamento bibliográfico busca contribuir para a discussão da importância das atividades práticas no ensino de sistema nervoso. | - |
Descrição: dc.description | 49 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema Nervoso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sentidos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades práticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relatos de Experiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Método de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | - |
Título: dc.title | Percepções sobre a utilização de atividades práticas no ensino de ciências e biologia, com foco no ensino de sistema nervoso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: