Percepções sobre a utilização de atividades práticas no ensino de ciências e biologia, com foco no ensino de sistema nervoso

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMelibeu, Adriana da Cunha Faria-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5008053566749422-
Autor(es): dc.contributorParanhos, Camila Marra de Almeida-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4791720726801714-
Autor(es): dc.contributorNeves, Rodrigo Colaço das-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9157598390354266-
Autor(es): dc.contributorNeves, Laís da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0000611626553308-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0808498084479142-
Autor(es): dc.creatorCunha, João Arthur Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:13:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:13:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39295-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057109-
Descrição: dc.descriptionA sociedade está sempre em constante processo de transformação, incluindo também transformações no ambiente escolar, como alterações na forma como os indivíduos se relacionam com o conhecimento. Os métodos centrados na figura autoritária do professor, na passividade do alunado e no exclusivo objetivo de transmissão de conteúdos não têm mais atendido às demandas da atual geração de estudantes, evidenciando a necessidade de metodologias diversificadas de ensino. As aulas expositivas representam uma das metodologias mais tradicionais, sendo muitas vezes a única metodologia adotada por professores brasileiros, o que pode resultar em limitações à aprendizagem. Em contrapartida, os recursos didáticos alternativos, como as atividades práticas, podem estimular habilidades importantes, através da experimentação do objeto de conhecimento, possibilitando romper com a educação tradicional. No ensino de Ciências e Biologia, as atividades práticas devem ser especialmente consideradas na abordagem de temas considerados abstratos e complexos, como o sistema nervoso, sendo importante investigar as percepções de educadores e futuros educadores acerca de suas experiências e percepções em relação à aplicação dessas atividades em sala de aula, o que pode auxiliar a compreender o porquê das atividades práticas não serem amplamente empregadas na educação básica. Com base nisso, o presente trabalho teve como objetivo reunir e investigar as percepções de educadores e futuros educadores do ensino básico sobre as contribuições e os desafios associados à execução de atividades práticas no ensino de sistema nervoso através de um levantamento bibliográfico dos relatos de experiências docentes publicados nos anais de encontros nacionais de ensino em Ciências e Biologia. Os trabalhos identificados foram analisados e percepções acerca da atividade prática, dos benefícios notados e dos obstáculos enfrentados foram elucidados. Sendo assim, o presente levantamento bibliográfico busca contribuir para a discussão da importância das atividades práticas no ensino de sistema nervoso.-
Descrição: dc.description49 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSistema Nervoso-
Palavras-chave: dc.subjectSentidos-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades práticas-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentos-
Palavras-chave: dc.subjectRelatos de Experiência-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Título: dc.titlePercepções sobre a utilização de atividades práticas no ensino de ciências e biologia, com foco no ensino de sistema nervoso-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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