
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Gustavo Sampaio Telles | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9430681419021468 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Val, Eduardo Manuel | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0529549946800850 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Mello, Patrícia Perrone Campos | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5868299371482978 | - |
| Autor(es): dc.creator | Nunes, Lílian Cazorla do Espirito Santo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:13:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:13:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-21 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/36685 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057108 | - |
| Descrição: dc.description | A presente Dissertação parte da crítica à atuação do Supremo Tribunal Federal como um órgão formado por “onze ilhas” e busca discutir a legitimidade das decisões da Corte brasileira a partir da análise das questões institucionais internas ao órgão, mais especificamente, o seu procedimento decisório. Intenta-se identificar se e em que medida o procedimento adotado para a construção dos julgados produz consequências para a atuação geral do Supremo. Neste sentido, o estudo se pauta pela compreensão dos elementos do processo decisório nos órgãos jurisdicionais colegiados. Além disso, recorre à experiência comparada, analisando os modelos de jurisdição constitucional que influenciaram o caso brasileiro – o americano e o alemão – para verificar aspectos do procedimento decisório e suas implicações para a realidade daqueles países. Finalmente, desenvolve-se estudo empírico do Supremo Tribunal Federal, através da audiência de sessões colegiadas, da análise de acórdãos e de pesquisa de campo com entrevistas a assessores de ministros da Corte, a fim de compreender a dinâmica colegiada, com foco nos momentos de deliberação e redação da decisão. | - |
| Descrição: dc.description | This work starts from the criticism of the Brazilian Supreme Court performance as a body made up of “eleven islands” and aims at discuss the legitimacy of its decisions by analysing the internal institutional issues, more specifically, the decision-making procedure. The work attempts to identify whether and to what extent the procedure adopted for the construction of the decisions has consequences for the overall performance of the Court. In this sense, the study is intended to understand the elements of decision-making in the collegiate courts of justice. It also pursues the comparative experience, analyzing the models that influenced the Brazilian case – the American and German – to verify aspects of the decision-making procedure and its implications for the reality of those countries. Finally, it develops empirical study of the Supreme Court, through the hearing of collegiate sessions, analysis of decisions and field research with interviews with the Court's advisors in order to understand the collegiate dynamics, focusing on moments of deliberation and decision writing | - |
| Descrição: dc.description | 195 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Supremo Tribunal Federal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Procedimento decisório | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Deliberação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Legitimidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brasil. Supremo Tribunal Federal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Decisão judicial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jurisdição constitucional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Poder judiciário | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tribunal Supremo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brazilian Supreme Court | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Decision-making procedure | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Deliberation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Legitimacy | - |
| Título: dc.title | O procedimento decisório do Supremo Tribunal Federal: um estudo sobre deliberação e decisão na corte brasileira | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: