Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Calado, Robisom Damasceno Calado | - |
Autor(es): dc.contributor | Bráz, Ruth Maria Mariani | - |
Autor(es): dc.contributor | Leta, Fabiana | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Messias Borges | - |
Autor(es): dc.contributor | Neves, Antonio Maurício Castanheira das | - |
Autor(es): dc.contributor | Bourguignon, Saulo Cabral | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1789487688747132 | - |
Autor(es): dc.creator | Ramos, José Ricardo de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:13:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:13:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/36815 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057071 | - |
Descrição: dc.description | INTRODUÇÃO: A gestão em educação e saúde deve pautar suas ações em informações confiáveis e que demonstrem a realidade. A falta de profissionais capacitados, treinamento, ensino/aprendizagem em gestão de práticas enxutas e o tempo de espera dos pacientes, são fatores negativos que impactam o atendimento e assistência à saúde, causando superlotação, evasão, agravamento dos casos e eventuais mortes, notadamente em Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h). OBJETIVOS: O objetivo deste trabalho é apresentar uma práxis educacional inovadora com os resultados das melhorias no atendimento aos pacientes após a implementação do Lean Healthcare e do Fast Track em Unidades públicas de saúde. A estratégia é promover o bem-estar das pessoas necessitadas de assistência médica emergencial e salvar mais vidas. MÉTODOS: Pesquisa exploratória quali quanti dos dados coletados durante o monitoramento de 50 UPA (Ciclo II do Projeto Lean na UPA 24 h), em 17 estados brasileiros e no Distrito Federal, tendo sempre como referência os modelos teóricos examinados. RESULTADOS: Os resultados alcançados com a aplicação dos princípios do Lean Healthcare, computaram 1790 ações de melhores práticas, 119.938 horas de capacitação, 43 Objetos de Aprendizagens, redução de 30% no tempo de permanência dos pacientes e uma abrangência populacional estimada em 33.769.300 de pessoas, durante o período de 2022/2023. CONCLUSÕES: A formação continuada, métodos e ferramentas oriundos da aplicação da metodologia Lean demonstraram um redirecionamento das ações que mitigam o risco de agravamento dos casos ou mesmo de morte, particularmente a diminuição do tempo de permanência dos pacientes nas UPA 24h. Essa práxis é fundamental para o monitoramento, melhoria dos indicadores de desempenho e da qualidade dos serviços públicos de saúde e atenção básica, em conformidade com o objetivo de uma UPA. | - |
Descrição: dc.description | INTRODUCTION: Management in education and health must base its actions on reliable information that demonstrates reality. The lack of trained professionals, training, teaching/learning in Lean practice management and patient waiting time are negative factors that impact health care and assistance, causing overcrowding, evasion, worsening of cases and eventual deaths, notably in Emergency Care Units (UPA 24 h). OBJECTIVES: The objective of this work is to present an innovative educational praxis with the results of improvements in patient care after the implementation of Lean Healthcare and Fast Track in public health Units. The strategy is to promote the well-being of people in need of emergency medical assistance and save more lives. METHODS: Quali quantitative exploratory research on the data collected during the monitoring of 50 UPA (Cycle II of the Lean Project at UPA 24 h), in 17 Brazilian states and the Federal District, always using the theoretical models examined as a reference. RESULTS: The results achieved with the application of Lean Healthcare principles, computed 1790 best practice actions, 119,938 hours of training, 43 Learning Objects, a 30% reduction in patient length of stay and a population coverage estimated at 33,769,300 people, during the period 2022/2023. CONCLUSIONS: Continuing training, methods and tools resulting from the application of the Lean methodology demonstrated a redirection of actions that mitigate the risk of worsening cases or even death, particularly the reduction in the length of stay of patients in the 24-hour UPA. This praxis is fundamental for monitoring and improving performance indicators and the quality of public health and primary care services, in accordance with the objective of an UPA. | - |
Descrição: dc.description | 124 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino/Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lean Healthcare. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão de Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | UPA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indicadores de Desempenho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bem-estar social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de saúde pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação permanente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching/Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lean Healthcare | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health Management | - |
Palavras-chave: dc.subject | UPA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance Indicators | - |
Título: dc.title | Avançando na prestação de serviços públicos de saúde com Lean Healthcare e Fast Track: uma práxis educacional inovadora em UPA 24h | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: