Ensino e aprendizagem com abordagem multissensorial na graduação em Enfermagem: protocolo de revisão de escopo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSantos, Kelli Borges dos-
Autor(es): dc.creatorEsplendori, Gabriela Feitosa-
Autor(es): dc.creatorPüschel, Vilanice Alves de Araújo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:13:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:13:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35847-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.17665/1676-4285.20236655-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057067-
Descrição: dc.descriptionObjetivo: Mapear estratégias e recursos instrucionais utilizados com abordagem multissensorial para o ensino presencial de graduandos em Enfermagem e resumir as discussões/conclusões dos autores em relação às repercussões do ensino com essa abordagem no processo de aprendizagem dos graduandos. Método: A metodologia Joanna Briggs Institute (JBI) foi utilizada para o desenvolvimento deste protocolo e será empregada para conduzir e relatar a revisão. Não haverá restrição quanto ao idioma, data ou tipo de publicação. As fontes de informação incluirão PubMed, Cumulative Index in Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), PsycINFO, Scopus, Excerpta Medica Database (EMBASE), Web of Science, Educational Resources Information Center (ERIC), portal da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), ProQuest e cinco fontes de literatura cinzenta. Os softwares Rayyan e JBI SUMARI serão utilizados para a seleção dos estudos. A seleção dos títulos e resumos, leitura integral dos textos e extração de dados serão realizadas por dois revisores independentes, utilizando um instrumento elaborado e testado pelas autoras. Se necessário, um terceiro revisor será incluído. Os resultados serão apresentados em formato narrativo, diagramas ou tabelas.-
Descrição: dc.descriptionSim-
Descrição: dc.descriptionObjective: To describe instructional strategies and resources used with a multisensory approach for face-to-face teaching of undergraduate nursing students and to summarize the authors’ discussions/conclusions regarding the impact of teaching with this approach on the student’s learning process. Methods: The Joanna Briggs Institute (JBI) methodology was used to develop this protocol and will be used to conduct and report the scoping review. There will be no restrictions on language, date, or type of publication. Sources of information will include PubMed, Cumulative Index in Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), PsycINFO, Scopus, Excerpta Medica Database (EMBASE), Web of Science, Educational Resources Information Center (ERIC), Virtual Health Library (VHL) portal, Scientific Electronic Library Online (SciELO), ProQuest, and five sources of grey literature. Rayyan and JBI SUMARI software are used for study selection. Title and abstract screening, full-text reading, and data extraction will be performed by two independent reviewers using a tool developed and tested by the authors. If necessary, a third reviewer will be involved. The results will be presented in a narrative format, graphs, or tables.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formattext/html-
Formato: dc.formattext/html-
Formato: dc.formatapplication/epub+zip-
Formato: dc.formatapplication/epub+zip-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherOnline Brazilian Journal of Nursing-
Relação: dc.relationONLINE BRAZILIAN JOURNAL OF NURSING. Niterói: EEAAC, 2022-. ISSN: 1676-4285.-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em Enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectMateriais de Ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção-
Palavras-chave: dc.subjectEducation, Nursing-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching Materials-
Palavras-chave: dc.subjectPerception-
Título: dc.titleEnsino e aprendizagem com abordagem multissensorial na graduação em Enfermagem: protocolo de revisão de escopo-
Título: dc.titleTeaching and learning with a multisensory approach in undergraduate Nursing education: scoping review protocol-
Tipo de arquivo: dc.typeArtigo de periódico-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.