A GEOGRAFIA E A VISÃO GENERALIZADA SOBRE O CONTINENTE AFRICANO: UM OLHAR SOBRE A BNCC E SOBRE A LEI 10.639/03

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRicardo Abrate Luigi Junior-
Autor(es): dc.contributorVinícius Brito Quinhones-
Autor(es): dc.contributorBruno de Souza Silva-
Autor(es): dc.creatorJuliana Moreira Ramos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:13:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:13:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39408-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057063-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como tema a generalização do continente africano, em que por vezes se desconsidera sua diversidade ambiental, cultural, social, econômica e política, sendo a África vista como um bloco homogêneo. Percebe-se que essa visão generalizada sobre o continente africano ocorre desde o conteúdo abordado na Geografia Escolar, motivo pelo qual foi realizada uma análise documental da BNCC, nas habilidades e competências relacionadas ao ensino do continente africano nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, além de terem-se investigado referências que abordam as generalizações do continente africano. Apresentam-se perspectivas que demonstram parecer não haver diferenciação entre os países africanos, prevalecendo uma visão estereotipada, resumida a um continente empobrecido, com savanas e doenças disseminadas. Diante disso, a pergunta que orienta a pesquisa é: Como ocorre a generalização do continente africano na Geografia Escolar? A partir da análise da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), visa-se responder a essa pergunta, como forma de identificar por onde essa generalização começa e a falta de conteúdos mais direcionados às diversidades particulares dos 54 países que compõem o continente africano. O objetivo geral deste trabalho, assim, é compreender como se dá a generalização do continente africano na geografia, na educação básica, tendo como objetivos específicos identificar as habilidades e competências na BNCC, referentes ao continente africano, e comparar os conteúdos estabelecidos na BNCC com a Lei 10.639/03. Como resultados, foi possível identificar a falta de conteúdos direcionados ao continente africano na maior parte dos anos finais do ensino fundamental, além de uma má distribuição desses conteúdos quando presentes. Para garantir que esses conteúdos sejam trabalhados em sala de aula, foi criada a Lei 10.639/2003, que garante a obrigatoriedade dos conteúdos direcionados ao povo afro-brasileiro, para trabalhar a história, a cultura e suas contribuições.-
Descrição: dc.description28 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectÁfrica. História da África. Ensino de Geografia. Base Nacional Comum Curricular.-
Título: dc.titleA GEOGRAFIA E A VISÃO GENERALIZADA SOBRE O CONTINENTE AFRICANO: UM OLHAR SOBRE A BNCC E SOBRE A LEI 10.639/03-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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