
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Carvalho, Maryanna Santana de | - |
| Autor(es): dc.creator | Vieira, Leandra de Souza | - |
| Autor(es): dc.creator | Leme, Erika de Souza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:13:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:13:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38271 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057059 | - |
| Descrição: dc.description | Este relato de experiência foi tecido no Colégio Universitário Geraldo Reis, no âmbito do projeto Desenho Universal para a aprendizagem - DUA: ensinar para todos aprender, entre a bolsista-prolicen, professores e os educandos com e sem condição de deficiência, da turma 701. Tem por objetivo refletir sobre alguns momentos da rotina escolar com ênfase no acolhimento mútuo, como um ponto crucial ao desenvolvimento do DUA. Os recortes são de gestos e sentidos do acolhimento que contribuíram na superação de barreiras à aprendizagem. Dessa forma, defendemos o DUA como elemento norteador do ensino-aprendizagem de todos os educandos da sala de aula regular. | - |
| Formato: dc.format | 7 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenho escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenho universal | - |
| Título: dc.title | O cuidado como elo do ensinar-aprender na perspectiva do Desenho Universal para a Aprendizagem - DUA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Outros | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: