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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Faria-Melibeu, Adriana da Cunha | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5008053566749422 | - |
Autor(es): dc.contributor | Tavares-Gomes, Ana Lucia | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2371748267138577 | - |
Autor(es): dc.contributor | Villaça, Yael de Abreu | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2110538573461886 | - |
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Elizabeth Giestal de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8230334072312477 | - |
Autor(es): dc.contributor | Vasques, Juliana Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4760900036651258 | - |
Autor(es): dc.contributor | Campello-Costa, Paula Campello | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7887442300538430 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0808498084479142 | - |
Autor(es): dc.creator | Cunha, João Arthur Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:13:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:13:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38045 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056991 | - |
Descrição: dc.description | Durante a pandemia de COVID-19, uma grande parcela da população mundial permaneceu em grandes riscos de sofrer com o isolamento social, estado em que as conexões sociais são limitadas ou inexistentes, o que pode acarretar efeitos prejudiciais ao bem-estar mental e físico, especialmente em indivíduos adolescentes. Estudos têm demonstrado que o enriquecimento ambiental, fenômeno que estimula a neuroplasticidade, pode atenuar prejuízos do isolamento social. Ambas as intervenções podem induzir alterações na função sináptica e em células gliais, não apenas no cérebro, mas também em regiões periféricas do sistema nervoso. Além disso, estudos recentes sugerem que os efeitos do enriquecimento ambiental e do isolamento social incluem alterações no eixo intestino-cérebro. Com base nisso, o presente trabalho visa investigar os possíveis impactos que um isolamento social de longa duração pode exercer sobre a plasticidade sináptica e em respostas neuroimunológicas ao longo do eixo intestino-cérebro de ratos adolescentes, além de averiguar se um enriquecimento ambiental de curta duração é capaz de amenizar ou reverter esses impactos. Nossos dados indicam que o isolamento social reduz os níveis de sinaptofisina, um marcador pré-sináptico, no córtex pré-frontal dos ratos, efeito que pode ser revertido pelo ambiente enriquecido em fêmeas. Não foram observadas variações nos níveis de marcadores sinápticos ou gliais no intestino, ou seja, no sistema nervoso entérico, mas o isolamento social pode induzir disfunções sobre o trânsito do trato gastrointestinal dos ratos, o que pode ser revertido pelo enriquecimento ambiental em machos. De acordo com a literatura científica, alterações funcionais no trato gastrointestinal podem estar associadas com disfunções na motilidade do trato, alterações na microbiota intestinal e alterações na plasticidade do sistema nervoso central. Mais investigações são necessárias, mas nossos dados sugerem que o isolamento social é capaz de prejudicar o eixo intestino-cérebro de ratos adolescentes e que os efeitos promovidos pelo enriquecimento ambiental sobre a reversão desses prejuízos são dependentes do sexo. | - |
Descrição: dc.description | Capes | - |
Descrição: dc.description | During the COVID-19 pandemic, a large portion of the world’s population remained at significant risk of suffering from social isolation, a state in which social connections are limited or non-existent, which can have detrimental effects on mental and physical well-being, especially in adolescent individuals. Studies have shown that environmental enrichment, a phenomenon that stimulates neuroplasticity, can mitigate the harms of social isolation. Both interventions can induce changes in synaptic function and glial cells in the brain and peripheral regions of the nervous system. In addition, recent studies suggest that the effects of environmental enrichment and social isolation include changes in the gut-brain axis. Based on this, the present work aims to investigate the changes in the levels of proteins involved in synaptic plasticity and neuroimmunological responses induced by long-term social isolation and short-term environmental enrichment along the gut-brain axis of adolescent rats. In addition, this work aims to investigate whether short-term environmental enrichment is capable of mitigating or reversing the impacts induced by long-term social isolation along the gut brain axis of adolescent rats. Our data indicate that social isolation reduces synaptophysin levels, a presynaptic marker, in the prefrontal cortex of rats, an effect that can be reversed by environmental enrichment in females. No variations were observed in the levels of synaptic or glial markers in the enteric nervous system. Still, social isolation can induce dysfunctions in the transit of the gastrointestinal tract, which can be reversed by environmental enrichment in males. According to scientific literature, dysfunctions in the transit of the gastrointestinal tract may be associated with changes in the gut microbiota and the plasticity of the central nervous system. Further investigation is needed, but our data suggest that social isolation can impair the gut-brain axis of adolescent rats and the effects promoted by environmental enrichment on these impairments are sex-dependent. | - |
Descrição: dc.description | 105 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Isolamento social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enriquecimento ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sinaptofisina | - |
Palavras-chave: dc.subject | GFAP | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eixo intestino-cérebro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plasticidade neuronal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social isolation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental enrichment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Synaptophysin | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gut-brain axis | - |
Título: dc.title | Efeitos do isolamento social e do enriquecimento ambiental sobre parâmetros plásticos e neuroimunológicos no eixo intestino-cérebro de ratos adolescentes | - |
Título: dc.title | Effects of social isolation and environmental enrichment on plastic and neuroimmunological parameters in the gut-brain axis of adolescent rats | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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