
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Leta, Fabiana Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5364548256245450 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Braz, Ruth Maria Mariani | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8386383577325343 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Caminha, Vera Lúcia Prudência Dos Santos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Barros, Doutor Fábio Batalha Monteiro de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Dias, Doutor Ariangelo Hauer | - |
| Autor(es): dc.contributor | Menezes, Crediné Silva de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Gerlinde Agate Platais Brasil | - |
| Autor(es): dc.creator | Fausto, Ilma Rodrigues de Souza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:13:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:13:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-21 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/36812 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056983 | - |
| Descrição: dc.description | Este estudo aborda Etnoinformática, Robótica e Tecnologias Educacionais: Aprendizagem Significativa e Inclusiva de Educadores Indígenas. O "estado da arte" destaca a lacuna na integração de ferramentas tecnológicas específicas para essa população, revelando a necessidade de uma abordagem pedagógica mais inclusiva e alinhada com suas características culturais. A pergunta central da pesquisa explora como essas tecnologias podem ser efetivamente introduzidas no contexto educacional indígena, considerando o impacto na qualidade da aprendizagem. A tese tem por objetivo promover a aprendizagem significativa e inclusiva por meio da implementação e aplicação de tecnologias computacionais e robótica educacional para educadores indígenas da educação básica. Para alcançar tal objetivo, o estudo envolveu uma abordagem mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos. A população-alvo incluiu educadores indígenas atuantes na Educação Básica, divididos em grupos de intervenção e controle. Foram realizadas intervenções com a integração de tecnologias específicas, coletando dados por meio de observações, questionários e entrevistas. A análise dos dados considerou tanto métricas quantitativas quanto interpretações qualitativas, proporcionando uma compreensão abrangente do impacto das intervenções. Os resultados indicam uma melhoria significativa na qualidade da aprendizagem, evidenciada pelo aumento do engajamento dos educadores e da participação dos alunos. A implementação das tecnologias computacionais e da robótica educacional demonstrou ser eficaz na promoção da aprendizagem significativa, respeitando e valorizando a diversidade cultural e os contextos específicos das comunidades indígenas. Destaca-se o fortalecimento da autonomia dos educadores na adaptação das tecnologias ao seu contexto cultural, contribuindo para o enriquecimento da identidade local e para a promoção da inclusão digital de forma sensível e humanizada. A implementação e aplicação de tecnologias computacionais e robótica educacional são ferramentas valiosas para estimular a aprendizagem significativa e inclusiva entre educadores indígenas da Educação Básica. Essas práticas inovadoras não apenas fortalecem a formação pedagógica, mas também promovem a preservação e valorização da cultura indígena no processo educacional, contribuindo para uma abordagem mais holística e inclusiva na Educação Básica indígena. | - |
| Descrição: dc.description | This study addresses Ethnoinformatics, Robotics, and Educational Technologies: Meaningful and Inclusive Learning for Indigenous Educators. The "state of the art" highlights the gap in integrating specific technological tools for this population, revealing the need for a more inclusive pedagogical approach aligned with their cultural characteristics. The central research question explores how these technologies can be effectively introduced into the indigenous educational context, considering their impact on learning quality. The thesis aims to promote meaningful and inclusive learning through the implementation and application of computational technologies and educational robotics for indigenous educators in basic education. To achieve this goal, the study employed a mixed-methods approach, combining quantitative and qualitative methods. The target population included indigenous educators working in basic education, divided into intervention and control groups. Interventions were conducted with the integration of specific technologies, collecting data through observations, questionnaires, and interviews. Data analysis considered both quantitative metrics and qualitative interpretations, providing a comprehensive understanding of the impact of the interventions. The results indicate a significant improvement in learning quality, evidenced by increased educator engagement and student participation. The implementation of computational technologies and educational robotics proved effective in promoting meaningful learning while respecting and valuing the cultural diversity and specific contexts of indigenous communities. A key finding is the strengthening of educators' autonomy in adapting technologies to their cultural context, contributing to the enrichment of local identity and the promotion of digital inclusion in a sensitive and humanized manner. The implementation and application of computational technologies and educational robotics are valuable tools for fostering meaningful and inclusive learning among indigenous educators in basic education. These innovative practices not only strengthen pedagogical training but also promote the preservation and appreciation of indigenous culture within the educational process, contributing to a more holistic and inclusive approach in indigenous basic education. | - |
| Descrição: dc.description | 493 f | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Etnoinformática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Educacionais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Robótica Educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Indígena | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Robótica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ethnoinformatics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational Technologies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational Robotics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indigenous Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Meaningful Learning | - |
| Título: dc.title | ETNOINFORMÁTICA, ROBÓTICA E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E INCLUSIVA DE EDUCADORES INDÍGENAS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: