Caderno pedagógico com atividades para a suplementação na sala de recursos multifuncionais para alunos com comportamento superdotado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorYamasaki, Alice Akemi-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8508252104810204-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Fernanda Serpa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0899150602589123-
Autor(es): dc.contributorCruz, Osilene Maria de Sá e Silva da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8086836093429390-
Autor(es): dc.contributorGomes, Maurício Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8205537734114622-
Autor(es): dc.contributorCosta, Cauê Torres de Oliveira Guedes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4053839379793929-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Luiz Antônio Botelho-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8677935625128360-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4524894221776546-
Autor(es): dc.creatorBrasil, Renata Garcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:13:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:13:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-25-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37447-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056982-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação trata das atividades pedagógicas para suplementação do ensino, como instrumento de prática social e desenvolvimento durante o atendimento do aluno com AHSD, nas salas de recursos multifuncionais. Como é notório, em muitas salas de recurso são trabalhadas a complementação de forma mais viva e atuante do que a suplementação, além de existir uma visão equivocada sobre os alunos com comportamento superdotado, demonstrando-se que ainda há uma ausência de familiaridade e de ações nas práticas de atividades voltada para esse público. Primeiramente, destacamos de forma breve, as recentes transformações na legislação da Educação Especial com a Perspectiva Inclusiva, ressaltando elementos como o histórico dos princípios legais norteadores das AHSD, o conceito da legislação brasileira sobre a pessoa com comportamento superdotado e sobre o Atendimento Educacional Especializado. Em seguida, foi delineado o arcabouço teórico que concedeu o embasamento para fundamentação da pesquisa, apresentando-se os fundamentos teóricos das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner e a Perspectiva teórica de Comportamento Superdotado em Joseph Renzulli. Destacamos, também, duas estudiosas e pesquisadoras das AHSD, as professoras Cristina Delou e Denise de Souza Fleith, com destaque para os temas da identificação dos alunos com comportamento superdotado e a construção de práticas educacionais, respectivamente. O Objetivo Geral da pesquisa foi produzir um caderno pedagógico, no formato de e-book, com subsídios teórico-metodológicos sobre AHSD, para a criação e realização de práticas suplementares e de enriquecimento curricular destinadas ao pleno desenvolvimento das pessoas com comportamento superdotado na sala de recursos multifuncional. A metodologia da pesquisa foi análise documental (Cellard, 2008), tendo como principais referências a legislação brasileira vigente sobre altas habilidades e superdotação e pesquisadores da área, como Cristina Delou, Denise Fleith, Howard Gardner e Joseph Renzulli. Dando continuidade, foi realizada uma varredura entre as mais de 300 dissertações defendidas pelos alunos do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI), de 2015 a 2021. Em seguida, foram selecionados e analisados 27 trabalhos e seus respectivos produtos que possibilitaram a inserção de atividades de suplementação que promovem o crescimento dos alunos com AHSD. Além desses, localizamos onze dissertações que se dedicaram ao AEE, em geral, e duas que tratam das AHSD em relação ao AEE. Diante desse estudo, conseguimos sistematizar um Caderno Pedagógico, em formato de EBook, apresentando algumas sugestões e caminhos possíveis para a suplementação de ensino, na sala de recurso multifuncional. Em síntese, a pesquisa e o produto vêm para contribuir com o exercício positivo dos professores e uma adequada inclusão na perspectiva do aluno superdotado.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation deals with pedagogical activities for supplementing teaching, as an instrument of social practice and development during the care of students with AHSD, in multifunctional resource rooms. As is well known, in many resource rooms, complementation is worked in a more lively and active way than supplementation, in addition to there being a mistaken view about students with gifted behavior, demonstrating that there is still a lack of familiarity and actions in the practices of activities aimed at this audience. First, we briefly highlight the recent transformations in the legislation of Special Education with the Inclusive Perspective, emphasizing elements such as the history of the legal principles guiding AHSD, the concept of Brazilian legislation on the person with gifted behavior and on Specialized Educational Care. Next, the theoretical framework that provided the basis for the research was outlined, presenting the theoretical foundations of Howard Gardner's Multiple Intelligences and Joseph Renzulli's Theoretical Perspective of Gifted Behavior. We also highlight two scholars and researchers of AHSD, professors Cristina Delou and Denise de Souza Fleith, with emphasis on the themes of identifying students with gifted behavior and the construction of educational practices, respectively. The general objective of the research was to produce a pedagogical notebook, in e-book format, with theoretical and methodological subsidies on AHSD, for the creation and implementation of supplementary practices and curricular enrichment aimed at the full development of people with gifted behavior in the multifunctional resource room. The research methodology was documentary analysis (Cellard, 2008), with the main references being the current Brazilian legislation on high abilities and giftedness and researchers in the field, such as Cristina Delou, Denise Fleith, Howard Gardner and Joseph Renzulli. Continuing, a scan was carried out among the more than 300 dissertations defended by students of the Professional Master's Course in Diversity and Inclusion (CMPDI), from 2015 to 2021. Then, 27 works and their respective products were selected and analyzed, which allowed the insertion of supplementary activities that promote the growth of students with AHSD. In addition to these, we found eleven dissertations that were dedicated to AEE, in general, and two that deal with AHSD in relation to AEE. Based on this study, we were able to systematize a Pedagogical Notebook, in EBook format, presenting some suggestions and possible paths for supplementary teaching, in the multifunctional resource room. In short, the research and the product contribute to the positive practice of teachers and adequate inclusion from the perspective of the gifted student.-
Descrição: dc.description145 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAltas Habilidades ou Superdotação-
Palavras-chave: dc.subjectsala de recursos multifuncional e suplementação-
Palavras-chave: dc.subjectSuperdotado-
Palavras-chave: dc.subjectHigh Abilities or Giftedness-
Palavras-chave: dc.subjectmultifunctional resource room and supplementation-
Título: dc.titleCaderno pedagógico com atividades para a suplementação na sala de recursos multifuncionais para alunos com comportamento superdotado-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.