Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Braz, Ruth Maria Mariani | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8386383577325343 | - |
Autor(es): dc.contributor | Franco, Alfred Sholl | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0916043592067664 | - |
Autor(es): dc.contributor | Caminha, Vera Lucia Prudencia dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5192328854991448 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Roberto Irineu da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3455818227207228 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Neuza Rejane Wille | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5261670227615321 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4256307553180711 | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Tatiana Araújo de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:13:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:13:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/37411 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056977 | - |
Descrição: dc.description | Todo indivíduo possui ou apresenta uma maneira própria de aprender e o direito à acessibilidade das pessoas com deficiência fundamenta-se nos direitos humanos e de cidadania, sendo regulamentado, no Brasil, pela Lei no 13.146 de 2015 que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Porém, os livros didáticos de Anatomia são materiais repletos de figuras, ilustrações, cores e outros recursos inacessíveis para pessoas com deficiência visual, portanto para que esse sujeito tenha acesso a aprendizagem, torna-se necessário o desenvolvimento de materiais que proporcionem o seu conhecimento. Esse estudo tem como o objetivo a elaboração de E-Book e Livro Falado de anatomia para contribuir de forma significativa para o processo ensino-aprendizagem do conteúdo relativo à anatomia humana favorecendo uma educação inclusiva. Inicialmente, estudantes inscritos em uma instituição de ensino superior da rede privada da cidade do Rio de Janeiro sob orientação e coordenação da Professora da disciplina de Anatomia, escolheram os temas relevantes dentro do universo da Anatomia visando estruturar e construir as diretrizes e material a serem desenvolvidos. Depois foi criada a identidade visual e então redigido o conteúdo do E-Book, utilizando-se o site de design gráfico Canva e o programas Microsoft Word 365, respectivamente. Na sequência foram realizadas as gravações, revisões e edições do Livro Falado utilizando-se o programa Audacity. Foram produzidos dois E-books e consequentemente, dois Livros Falados de Anatomia totalizando 23 temas abordados e validados por cinco pessoas cegas. Todos os produtos criados estão disponíveis gratuitamente em domínio público permitindo o acesso livre a todas as pessoas. O conteúdo abordado nos livros falados confeccionados mostra-se bastante claro, e atinge o seu objetivo de contribuir de forma significativa para o processo ensino-aprendizagem do conteúdo relativo à anatomia humana favorecendo uma educação inclusiva no ensino superior de pessoas com deficiência visual. | - |
Descrição: dc.description | Every individual has or has their own way of learning and the right to accessibility for people with disabilities is based on human and citizenship rights, being regulated in Brazil by Law No. with Disability. However, Anatomy textbooks are materials full of figures, illustrations, colors and other resources that are inaccessible to people with visual impairments, so for this subject to have access to learning, it is necessary to develop materials that provide their knowledge. This study aims to develop an E- Book and a Spoken Book of anatomy to contribute significantly to the teaching- learning process of content related to human anatomy, favoring an inclusive education. Initially, students enrolled in a private higher education institution in the city of Rio de Janeiro, under the guidance and coordination of the Professor of Anatomy, chose the relevant topics within the universe of Anatomy in order to structure and build the guidelines and material to be developed. Then the visual identity was created and then the content of the E-Book was written, using the graphic design website Canva and the Microsoft Word 365 programs, respectively. Next, the recordings, revisions and editions of the Spoken Book were carried out using the Audacity program. Two E-books were produced and, consequently, two Spoken Anatomy Books totaling 23 topics addressed and validated by five blind people. All products created are freely available in the public domain allowing free access to all people. The content addressed in the spoken books made up is quite clear, and achieves its objective of contributing significantly to the teaching-learning process of content related to human anatomy, favoring an inclusive education in higher education for people with visual impairments. | - |
Descrição: dc.description | 114 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoas com deficiência visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equipamentos de autoajuda | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoa com deficiência visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equipamento de autoajuda | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visually Impaired Persons | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Self-help devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mainstreaming, Education | - |
Título: dc.title | Produção de e-book e livro falado de anatomia visando uma educação inclusiva no ensino superior na área da saúde | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: