Influência digital na gastronomia: o impacto das redes sociais nas decisões de consumo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCabral Filho, Adilson Vaz-
Autor(es): dc.creatorSilva, Beatriz Pontes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:13:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:13:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39000-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056969-
Descrição: dc.descriptionA globalização e os avanços tecnológicos impactaram a forma com que a sociedade se conecta, se informa e decide questões do cotidiano. Na atualidade, mais da metade da população brasileira utiliza as mídias sociais e com isso, o marketing tradicional precisou evoluir e abriu espaço para o marketing de influência. Fato é que o comportamento das pessoas com as redes sociais mudou e novos hábitos surgiram, neste trabalho o objetivo central é entender qual é o impacto dos influenciadores digitais do nicho gastronômico nas escolhas dos seguidores, apoiando-se no contexto teórico e histórico sobre a alimentação e o marketing. Dentro dessa temática, será abordado com uma “lupa” as estratégias dos influenciadores de reviews - visto que é uma forma de produção de conteúdo que capta o interesse dos seguidores. Propõe-se uma pesquisa quantitativa exploratória para identificar e correlacionar como as pessoas se enxergam sendo impactadas pelos influenciadores digitais. Tendo em vista os resultados obtidos, concluise que a sociedade está cada vez mais utilizando as redes sociais como norteadoras de decisão e as marcas têm investido e priorizado atuar no marketing de influência como estratégia de marketing e relacionamento com o público.-
Descrição: dc.descriptionGlobalization and technological advances have impacted the way society connects, gets information, and decides on everyday issues. Today, more than half of the Brazilian population uses social media, and as a result, traditional marketing has had to evolve and make room for influencer marketing. The fact is that people's behavior on social media has changed and new habits have emerged. The main objective of this study is to understand the impact of digital influencers in the gastronomic niche on followers' choices, based on the theoretical and historical context of food and marketing. Within this theme, the strategies of review influencers will be approached with a “magnifying glass” – since it is a form of content production that captures the interest of followers. An exploratory quantitative study is proposed to identify and correlate how people perceive being impacted by digital influencers. In view of the results obtained, it is concluded that society is increasingly using social media as a decision-making tool, and brands have invested in and prioritized influencer marketing as a marketing and relationship strategy with the public.-
Descrição: dc.description80 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInfluenciadores digitais-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing de influência-
Palavras-chave: dc.subjectReview gastronômico-
Palavras-chave: dc.subjectInstagram-
Palavras-chave: dc.subjectInfluência (Ciências Sociais)-
Palavras-chave: dc.subjectRede social on-line-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing digital-
Palavras-chave: dc.subjectGastronomia-
Palavras-chave: dc.subjectMídia-
Palavras-chave: dc.subjectDigital influencers-
Palavras-chave: dc.subjectInfluencer marketing-
Palavras-chave: dc.subjectFood reviews-
Título: dc.titleInfluência digital na gastronomia: o impacto das redes sociais nas decisões de consumo-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.