Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Valenti, Geilsa Soraia Cavalcanti | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4604496036790028 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cortez, Elaine Antunes | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1511399937909608 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ballesteros, Beatriz de Lima Bessa | - |
Autor(es): dc.contributor | Lobo, Bianca Maria Innocencio Dantas da Silveira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0880839379669963 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2949965529980278 | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Ana Letícia Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:13:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:13:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38745 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056946 | - |
Descrição: dc.description | Objetivo: Identificar os impactos da pandemia COVID-19 na saúde mental dos estudantes universitários e descrever estratégias de promoção à saúde mental, que foram desenvolvidas durante o período e que posteriormente podem ser utilizadas. Método: Trata-se de uma revisão sistemática integrativa da literatura, a pesquisa foi realizada na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (PUBMED), na Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde (BVS MS), na qual foi selecionada as bases de dados Literatura Lationo-Americana do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Sistema Online de Análise e Recuperação de Literatura Médica (MEDLINE), também foram utilizadas as bases de dados SciVerse Scopus (SCOPUS) e Web of Science. A estratégia utilizada para a busca de dados foi a PICo. Os descritores escolhidos foram Students, Mental Health, Mental Health Services em combinação com o operador booleano AND. Resultado: Foram selecionados 22 artigos para esta revisão. Destaca-se que, os impactos da pandemia COVID-19 alcançaram dimensões psico-sócio-econômicas na vida dos estudantes universitários, e que grande parte da população acadêmica desenvolveu sintomas de estresse, ansiedade e depressão. Após a análise dos estudos, 4 domínios foram identificados como necessários para a promoção da saúde mental: domínio físico, social, emocional e educacional. Conclusão: Os estudantes universitários tendem ao adoecimento mental em situações de forte impacto e de mudança brusca no estilo de vida, como ocorreu durante a pandemia. Devido aos altos níveis de estresse, depressão e ansiedade relatados, torna-se necessário mais pesquisas num contexto pós pandêmico. O apoio socioeconômico, psicológico e físico foi primordial no combate dos efeitos negativos da pandemia, mas recursos como os instrumentos online devem ser mais explorados para o desenvolvimento de atividades de promoção à saúde mental pós pandemia. | - |
Descrição: dc.description | Objective: To identify the impacts of the COVID-19 pandemic on the mental health of university students and to describe strategies to promote mental health, which were developed during the period and can later be used. Method: This is an integrative systematic review of the literature, the research was conducted at the National Library of Medicine of the United States (PUBMED), in the Virtual Health Library of the Ministry of Health (VHL MS), in which the databases Lationo-American Literature of the Caribbean in Health Sciences (LILACS) and The Online System of Analysis and Recovery of Medical Literature (MEDLINE) were selected, SciVerse Scopus (SCOPUS) and Web of Science databases were also used. The strategy used for data search was PICo. The descriptors chosen were Students, Mental Health, Mental Health Services in combination with the Boolean operator AND. Result: After the inclusion and analysis of 22 articles, it was concluded that the impacts of the COVID-19 pandemic reached psycho-socio-economic dimensions in the lives of university students, a large part of the academic population developed symptoms of stress, anxiety and depression. After the analysis of the studies, 4 domains were identified as necessary for the promotion of mental health: physical, social, emotional and educational domain. Conclusion: University students tend to have mental illness in situations of strong impact and sudden change in lifestyle, as occurred during the pandemic. Due to the high levels of stress, depression and anxiety reported, more research is needed in a post-pandemic context. Socioeconomic, psychological and physical support was paramount in combating the negative effects of the pandemic, and resources such as online instruments should be further explored for the development of mental health promotion activities. | - |
Descrição: dc.description | 49 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência a saúde mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Promoção da saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mental health | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health services | - |
Título: dc.title | A saúde mental do estudante universitário em tempos de Covid-19: impactos da pandemia e estratégias de promoção à saúde mental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: