Implementação e melhorias de gestão da informação em uma multinacional do segmento de telecomunicações

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTorres, Bruno Guimarães-
Autor(es): dc.contributorCosta, Marcelle Feitoza Bassi-
Autor(es): dc.contributorPiran, Rafael da Silva-
Autor(es): dc.creatorLeles, Gabriel Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:13:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:13:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-18-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/38898-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056943-
Descrição: dc.descriptionO TCC tem como o tema a análise de processos de informação. Um processo é uma coleção de tarefas que, quando organizadas, resultam no produto final e no resultado da empresa. Como objetivo geral o presente estudo propõe elaborar melhorias na gestão de informações, utilizando o mapeamento dos processos, visando otimizar, reduzir perdas financeiras e tornar possível a previsibilidade de receita. Seus objetivos específicos são identificar e documentar as atividades, papéis e responsabilidades e direcionamento estratégico da área, mapear os processos organizacionais, apresentar os principais desvios, gaps e falhas de procedimentos em relação ao estabelecido nos documentos organizacionais e propor um plano de ação para adequação e melhoria dos processos. A metodologia classificada como um estudo de caso, a pesquisa utiliza abordagem exploratória, incluindo levantamento bibliográfico, entrevistas e análise de exemplos. A coleta de dados é realizada por meio de entrevistas online, documentação e observação. O estudo focaliza principalmente duas áreas: validação de pedidos e processo de pagamento. O mapeamento dos processos é feito usando a notação BPMN, e a implementação de mudanças propostas segue o método 5W2H. Duas principais áreas de melhoria são identificadas: a validação de pedidos, atualmente manual via e-mail, e o processo de pagamento, que envolve trocas de e-mails e validações desnecessárias. Propõe-se a a possibilidade de implementação de um sistema integrado para agilizar a validação de pedidos e reduzir o tempo de pagamento. O projeto final destaca a importância do monitoramento e controle, apresentando indicadores de desempenho para as áreas de validação de pedidos e pagamento. O refinamento contínuo dos resultados é enfatizado, visando maximizar a eficiência e eficácia dos processos-
Descrição: dc.descriptionThe TCC has as its theme the analysis of information processes. A process is a collection of tasks that, when organized, result in the final product and outcome of the company. As a general objective, this study proposes to develop improvements in information management, using the mapping of processes, in order to optimize, reduce financial losses and make possible the predictability of revenue. Its specific objectives are to identify and document the activities, roles and responsibilities and strategic direction of the area, map the organizational processes, present the main deviations, gaps and failures of procedures in relation to the established in the organizational documents and propose an action plan for adequacy and improvement of processes. The methodology classified as a case study, the research uses exploratory approach, including bibliographic survey, interviews and analysis of examples. Data collection is carried out through online interviews, documentation and observation. The study mainly focuses on two areas: order validation and payment process. Process mapping is done using BPMN notation, and the implementation of proposed changes follows the 5W2H method. Two main areas of improvement are identified: the validation of orders, currently manual via email, and the payment process, which involves unnecessary email exchanges and validations. It is proposed the possibility of implementing an integrated system to streamline the validation of orders and reduce the payment time. The final project highlights the importance of monitoring and control, presenting performance indicators for the areas of order validation and payment. Continuous refinement of results is emphasized in order to maximize the efficiency and effectiveness of processes-
Descrição: dc.description67 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMapeamento de processos-
Palavras-chave: dc.subjectIndicadores de desempenho-
Palavras-chave: dc.subjectTelecomunicações-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estratégico-
Palavras-chave: dc.subjectSistema de informação-
Palavras-chave: dc.subjectProcess mapping-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance indicators-
Palavras-chave: dc.subjectTelecommunications-
Título: dc.titleImplementação e melhorias de gestão da informação em uma multinacional do segmento de telecomunicações-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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