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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Silvana Cristina da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Érica Tavares da Silva Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor | Gustavo Henrique Naves Givisiez | - |
Autor(es): dc.creator | Matheus Martins de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:13:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:13:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38354 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056926 | - |
Descrição: dc.description | A Política Nacional de Mobilidade Urbana, sancionada em 2012 por meio da Lei n° 12.587, constitui um marco importante e integrador para a gestão da mobilidade nas cidades brasileiras. Seu objetivo é promover um modelo de mobilidade mais inclusivo, sustentável e eficiente, priorizando os meios de circulação não motorizados e o transporte público coletivo, alinhando-se à realidade das diferentes cidades que compõem a rede urbana. No entanto, diversos obstáculos têm sido enfrentados, especialmente pelos municípios de pequeno e médio porte, que também demandam políticas de mobilidade e acessibilidade. Esses desafios estão relacionados, principalmente, à ausência de capacidade técnica e financeira para a elaboração dos instrumentos e à falta de suporte efetivo da União. Diante desse cenário, este trabalho teve como objetivo principal mapear a existência de Planos de Mobilidade Urbana nos municípios do estado do Rio de Janeiro fora das delimitações metropolitanas e analisar o conteúdo dos planos nos municípios que já os aprovaram. Para alcançar esse objetivo, foram utilizadas metodologias como levantamento bibliográfico sobre o tema, coleta de dados secundários provenientes do IBGE e de fontes oficiais do Ministério das Cidades, consulta às páginas eletrônicas das respectivas prefeituras municipais e aos seus diários oficiais, além de contato direto com um número significativo dessas administrações, complementado pela pesquisa documental de legislações e planos. Os resultados da pesquisa indicam que uma parcela significativa desses municípios ainda não atendeu às exigências da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Para aqueles que já elaboraram e aprovaram seus planos, foram analisados os principais problemas diagnosticados e as soluções propostas, especialmente em relação às prioridades estabelecidas pela lei: o transporte público coletivo, o transporte não motorizado e a acessibilidade universal. Conclui-se que a Lei 12.587/12 tem enfrentado limitações em sua efetividade nos municípios de pequeno e médio porte no território fluminense. Nos municípios que já produziram e aprovaram seus planos, foi possível identificar as demandas de mobilidade e acessibilidade nos principais eixos analisados, reforçando a importância e a necessidade de políticas para essas cidades, sobretudo as que estão fora das regiões metropolitanas. | - |
Descrição: dc.description | 89 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade; Cidades intermediárias; Lei 12.587/12; Política Nacional de Mobilidade Urbana; Transporte público. | - |
Título: dc.title | Os desafios da mobilidade urbana em cidades não metropolitanas: uma análise dos Planos de Mobilidade Urbana nas cidades de pequeno e médio porte no estado do Rio de Janeiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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