Brinquedo para auxílio no desenvolvimento psicomotor

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBittencourt, João Marcos Viana de Quadros-
Autor(es): dc.contributorPereira, Regina Célia-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Ricardo Pereira-
Autor(es): dc.creatorLopes, Pierre Passos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:13:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:13:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-11-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/36522-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056919-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo auxiliar educadores e especialistas em psicomotricidade na aplicação de métodos relacionados ao desenvolvimento de habilidades físicas e cognitivas em crianças de 2 à 3 anos de idade, com base em estudos voltados para habilidades psicomotoras, ajudando desta maneira o crescimento das habilidades de expressões físicas e também questões relacionadas ao trabalho de criatividade. Criando dessa maneira bases concretas para um bom desenvolvimento cognitivo em toda a sua vida. De acordo com o método de diamante duplo do Design Thinking e através de observações da rotina do usuário e leituras bibliográficas sobre o assunto, além de conversas com profissionais da área, foi criada uma síntese sobre a necessidade do usuário e como produzir algo relevante para a sua fase de desenvolvimento. Através deste estudo, é desenvolvido um conjunto de brinquedos que, com o uso de conectores de geometria e fixadores nas bordas, permite a criação de várias possibilidades envolvendo habilidades motoras e lúdicas, permitindo que o usuário se desenvolva através do jogo.-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to assist educators and psychomotor specialists in the application of methods related to the development of physical and cognitive skills in children between the ages of 2 and 3, based on studies focusing on psychomotor skills. Helping in this way the growth of physical expression abilities and also issues related to creativity work. In this way laying the foundation for good cognitive development throughout life. According to the double-diamond method of Design Thinking and through observations of the user's routine and bibliographic readings on the issue, as well as conversations with professionals in the area, a synthesis was created about the user's need and how to produce something relevant to their stage of development. Throught this study, a toy set is developed that with the use of geometry and fasteners connectors on its edges, enables the creation of various possibilities involving both ludic and motor skills, allowing the user to develop through play.-
Descrição: dc.description73 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPsicomotricidade-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectBrinquedo-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento cognitivo-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento psicomotor-
Palavras-chave: dc.subjectCriança-
Palavras-chave: dc.subjectBrinquedo-
Palavras-chave: dc.subjectPsychomotricity-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectDesign-
Palavras-chave: dc.subjectToy-
Título: dc.titleBrinquedo para auxílio no desenvolvimento psicomotor-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.