Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Aguiar, Rosane Cordeiro Burla de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0948243727690203 | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Maria Estela Diniz | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0948243727690203 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Luciana Rodrigues da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4310559861830179 | - |
Autor(es): dc.creator | Carlos, Fabiane Wendling | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:13:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:13:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/37711 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056914 | - |
Descrição: dc.description | Introdução: A adolescência é uma fase crítica do desenvolvimento humano, caracterizada por rápidas mudanças físicas, emocionais e sociais e muitos adolescentes enfrentam desafios significativos, como a exposição à violência. A violência contra adolescentes é um problema de saúde pública e direitos humanos, afetando profundamente o desenvolvimento físico, emocional e social dos jovens. A violência é classificada pela OMS em três categorias: 1ª Violência autoprovocada; 2ª violência interpessoal; e a 3ª violência coletiva. Este trabalho, explora como a formação acadêmica em enfermagem de determinada Universidade Pública do Estado do Rio de Janeiro aborda essa questão, com base em uma análise documental do currículo do curso de enfermagem. Objetivo: Analisar o currículo de um curso de enfermagem de uma universidade pública do Estado do Rio de Janeiro quanto à abordagem da temática da violência contra o adolescente na formação de acadêmicos. Método: O presente estudo trata- se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo documental. Foram pesquisadas as ementas de disciplinas do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Pública estudada. Houve a análise de disciplinas do curso de enfermagem, identificando a carga horária e os conteúdos relacionados à saúde do adolescente e à violência A busca foi realizada no site da universidade sendo utilizadas apenas as ementas disponíveis para consulta. Resultados: Foram catalogadas o total de 82 disciplinas no currículo, que estão distribuídas da seguinte forma: Disciplinas obrigatórias (OB): 53. Disciplinas optativas (O): 29. Dentro dessas disciplinas, foram identificadas aquelas que abordam temas relacionados à violência contra adolescente. A análise das ementas permitiu identificar 8 disciplinas distribuídas em 4 grandes temas, que serão apresentadas a seguir: Saúde Mental: 2 disciplinas Saúde da Criança e do Adolescente: 2 disciplinas Saúde Coletiva e Políticas Públicas: 3 disciplinas. Temas transversais: 1 disciplina. A análise revelou que apenas duas disciplinas abordam diretamente o tema da violência contra adolescentes: a disciplina de Enfermagem Na Saúde Da Criança E Adolescente III e a disciplina de Enfermagem Na Saúde Da Criança E Adolescente IV. Discussão: Os achados deste estudo corroboram com as evidências encontradas na literatura existente. Estudos anteriores, como o de Silva e colaboradores (2018), também destacaram a prevalência de violência entre adolescentes e a necessidade urgente de intervenção. No entanto, este estudo se diferencia ao focar especificamente no papel da educação em enfermagem na abordagem desse problema, uma área menos explorada pela literatura atual. (Martins et. al, 2017). Foi observado que há poucas disciplinas dedicadas a esse tema nos currículos de enfermagem, o que pode limitar a preparação dos profissionais para lidar com esses casos complexos e sensíveis. Os achados desta pesquisa têm várias implicações importantes para a prática de enfermagem, como a revisão dos currículos para inclusão de disciplinas específicas e programas de educação continuada para profissionais. Conclusão: nota-se a urgência de mudanças na formação dos profissionais de enfermagem para que possam atuar de forma mais competente e sensível, contribuindo para a redução da violência e o apoio adequado às vítimas. | - |
Descrição: dc.description | Introduction: Adolescence is a critical phase of human development characterized by rapid physical, emotional, and social changes. Many adolescents face significant challenges, such as exposure to violence. Violence against adolescents is a public health and human rights issue, deeply affecting young people's physical, emotional, and social development. The World Health Organization (WHO) classifies violence into three categories: 1) Self-directed violence, 2) Interpersonal violence, and 3) Collective violence. This paper explores how the nursing academic training at a Public University in the State of Rio de Janeiro addresses this issue, based on a documentary analysis of the nursing curriculum. Objective: To analyse the curriculum of a nursing course at a public university in the State of Rio de Janeiro regarding the approach to the theme of violence against adolescents in academic training. Method: This study is a qualitative, documentary research. The syllabi of the subjects in the Undergraduate Nursing Course at the studied Public University were examined. The study analysed the nursing course subjects, identifying the workload and content related to adolescent health and violence. The search was conducted on the university's website, using only the available syllabi for consultation. Results: A total of 82 subjects in the curriculum were catalogued, distributed as follows: Compulsory subjects (OB): 53. Elective subjects (O): 29. Among these subjects, those that address themes related to violence against adolescents were identified. The analysis of the syllabi revealed 8 subjects distributed in 4 major themes, which will be presented below: Mental Health: 2 subjects; Child and Adolescent Health: 2 subjects; Public Health and Public Policy: 3 subjects; Transversal themes: 1 subject. The analysis revealed that only two subjects directly address the theme of violence against adolescents: the subject "Nursing in Child and Adolescent Health III" and the subject "Nursing in Child and Adolescent Health IV." Discussion: The findings of this study corroborate evidence found in existing literature. Previous studies, such as Silva et al. (2018), also highlighted the prevalence of violence among adolescents and the urgent need for intervention. However, this study differs by specifically focusing on the role of nursing education in addressing this problem, an area less explored by current literature (Martins et al., 2017). It was observed that there are few subjects dedicated to this theme in nursing curricula, which may limit the preparation of professionals to handle these complex and sensitive cases. The findings of this research have several important implications for nursing practice, such as the revision of curricula to include specific subjects and continuing education programs for professionals. Conclusion: There is an urgent need for changes in the training of nursing professionals so they can act more competently and sensitively, contributing to the reduction of violence and providing adequate support to victims. | - |
Descrição: dc.description | 44 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência contra adolescentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação em enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde do adolescente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prevenção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intervenção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em Enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violence against adolescents | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nursing education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescent health | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prevention | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intervention | - |
Título: dc.title | A abordagem da violência contra adolescentes na formação acadêmica de enfermeiros: uma analise documental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: