
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Moraes, Marcia Oliveira | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7714353355111033 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Dias, Rosimeri de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Monteiro, Aline Veríssimo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Mello, Marisol Barenco Corrêa de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Luiza Rodrigues de | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2817810484860276 | - |
| Autor(es): dc.creator | Mascarenhas, Luiza Teles | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:13:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:13:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38549 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056913 | - |
| Descrição: dc.description | Este estudo objetiva desacomodar as práticas de ensino em psicologia no contexto das licenciaturas, partindo de múltiplos desassossegos experimentados pela autora ao longo de seu percurso de formação como psicóloga, professora e pesquisadora. O caminho trilhado entre escolas e universidades, assim como entre psicologia e educação, revelou tensões, conexões e invenções no campo da formação de professores que merecem ser partilhadas. Tal percurso possibilitou encontros da pesquisadora com diversas interpelações de professores e estudantes da educação básica, bem como de estudantes da educação superior. Cada uma delas problematizou, ao seu modo, as políticas de educação hegemônicas que desqualificam e silenciam os saberes e os modos de vida destes sujeitos. Por este caminho a pesquisa, a pesquisadora e a escrita desta tese transformaram-se, o que se deu pela reinvenção de modos de fazer, por criações de novas parcerias e pela ressignificação de concepções prévias. A metodologia utilizada foi a do pesquisarCOM (Moraes, 2010), que afirma a pesquisa como prática que se constrói com o outro e desafia o lugar do pesquisador e do professor como aquele que tudo sabe. Tal aposta política traz a importância de o pesquisador estar disponível para uma experiência de encontro e de transformação, trazendo a abertura à alteridade como imperativo ético. O referencial teórico deste estudo é vasto e dialoga com contribuições de diversas áreas do conhecimento, tais como filosofia, psicologia, educação e ciências sociais. Dentre as parcerias tecidas nesta tese estão Donna Haraway, Vinciane Despret, Isabelle Stengers, Glória Anzaldua, Jorge Larrosa, Silvio Gallo e Michel Foucault. Ao visibilizar experiências de luta em escolas e universidades públicas, a pesquisa defende uma formação ética-estética-política que traga ferramentas para a afirmação de práticas que criem fissuras nos modos instituídos de formar, o que deve passar pelo combate dos fascismos em nós. Por fim, este estudo apresenta proposições às práticas de ensino em psicologia no campo das licenciaturas. | - |
| Descrição: dc.description | This study aims to unravel teaching practices in psychology in the undergraduate degrees context, starting from multiple unrest experiences that the author had throughout her training as a psychologist, teacher and a researcher. The path trekked between schools and universities, as well as between psychology and education, revealed tensions, connections and creations in the field of teacher training that deserve to be shared. This path allowed encounters with several interpellations of teachers and students of basic education, as well as scholars of higher education. Each one of them problematized, in its own way, the hegemonic education policies that disqualify and silence the knowledge and lives of these subjects. In this sense, research, researcher and also the writing of this thesis were transformed by the reinvention of the methodologic techniques, by creations of new partnerships and by the re-signification of previous conceptions. The methods used was that of the researchWITH (Moraes, 2010), which affirms the research as a practice that builds with the other, and challenges the place of the researcher and the teacher as the subject who knows everything. Such a political bet brings the importance of the researcher being available for an experience of encounter and transformation, bringing openness to otherness as an ethical imperative. The theoretical framework of this work is vast and had contributions from several areas of knowledge, such as philosophy, psychology, education and social sciences. Among the thinking-partnerships we have developed in this writing are the ideas of Donna Haraway, Vinciane Despret, Isabelle Stengers, Gloria Anzaldua, Jorge Larrosa, Silvio Gallo and Michel Foucault. By visualizing experiences of struggle in public schools and universities, the research also defends an ethical-aesthetic-political formation that brings tools for the affirmation of practices that generate fissures in the historically instituted practices of teaching, which must rather pass through the combat of fascisms. Finally, this work presents propositions to psychology teaching practices of undergraduate teaching formation. | - |
| Descrição: dc.description | 246 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de psicologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Licenciaturas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PesquisarCOM | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psychology teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ResearchWITH | - |
| Título: dc.title | O pesquisarCOM como ato político nas licenciaturas: contribuições às práticas de ensino em psicologia | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: