Construindo olhares: A formação cultural de professores e professoras e os espaços não-formais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marise Basso-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9955355880865022-
Autor(es): dc.contributorSalomão, Simone Rocha-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5938392928150882-
Autor(es): dc.contributorSilva, Marcus Pinto Soares e-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7589741627278533-
Autor(es): dc.contributorSampaio, Shaula Maíra Vicentini de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9742373808121966-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2998942253841156-
Autor(es): dc.creatorSaules, Leticia Carvalho Farias de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:13:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:13:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-14-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39230-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056910-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho investiga a importância da formação cultural de professores, compreendendo a cultura como práticas que constroem sentido e que estão em contínua transformação. A pesquisa argumenta que o acesso e a compreensão crítica de museus são essenciais para uma docência verdadeiramente transformadora em todas as áreas do conhecimento. O estudo investiga como a disciplina Pesquisa e Prática Educativa I da Universidade Federal Fluminense contribui para a ampliação do repertório cultural de futuros educadores e sua interação com espaços culturais, culminando no desenvolvimento de um e-book para auxiliar visitações em ambientes não-formais. A monografia destaca ainda o papel fundamental da escola e dos museus nesse processo, questionando a abordagem insuficiente nos currículos universitários. Entrevistas com 14 alunos da disciplina revelaram que o apreço por experiências culturais frequentemente inicia na infância, que a institucionalização de uma disciplina de formação cultural gera transformações nos alunos e alunas, e que a valorização dos museus na prática docente futura é influenciada pela vivência pessoal. Conclui-se que, apesar do impacto positivo da disciplina na ampliação do repertório cultural dos estudantes, a formação cultural é um processo contínuo que exige políticas públicas mais amplas para democratizar o acesso à cultura desde a infância, visando formar cidadãos mais críticos e engajados-
Descrição: dc.descriptionThis study investigates the importance of teachers' cultural formation, understanding culture as practices that construct meaning and are in continuous transformation. The research argues that access to and critical understanding of museums are essential for a truly transformative teaching practice across all areas of knowledge. The study explores how the Pesquisa e Prática Educativa I discipline at the Universidade Federal Fluminense contributes to expanding the cultural repertoire of future educators and their interaction with cultural spaces, culminating in the development of an e-book to assist visits to non-formal educational environments. It also highlights the fundamental role of schools and museums in this process, questioning the insufficient approach in university curriculum. Interviews with 14 students of the discipline revealed that appreciation for cultural experiences often begins in childhood; that the institutionalization of a cultural formation discipline generates transformations in students; and that the value placed on museums in future teaching practice is influenced by personal experience. It concludes that, despite the discipline's positive impact on students' cultural repertoire, cultural formation is a continuous process that requires broader public policies to democratize access to culture from childhood, aiming to foster more critical and engaged citizens.-
Descrição: dc.description43 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa e prática educativa I-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectFormação cultural-
Palavras-chave: dc.subjectMuseus-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectMuseu-
Palavras-chave: dc.subjectResearch and educational practice I-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectCultural training-
Palavras-chave: dc.subjectMuseums-
Título: dc.titleConstruindo olhares: A formação cultural de professores e professoras e os espaços não-formais-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.