Leitura no ensino médio: o papel da biblioteca escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLück, Esther Hermes-
Autor(es): dc.contributorMilani, Suellen Oliveira-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Rosana Portugal Tavares de-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Marielle Barros de-
Autor(es): dc.creatorMoraes, Thayná Rodrigues dos Santos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:13:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:13:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39086-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056900-
Descrição: dc.descriptionO trabalho aborda a importância da leitura no contexto escolar, destacando os novos desafios enfrentados no letramento, principalmente com o advento da tecnologia e a carência de centros de informação atuantes no dia a dia do estudante. Perpassa os agentes envolvidos no processo de aprendizagem, como o estudante, a família, a escola e a biblioteca, assim como os seus próprios desafios e acertos ao longo dos anos e dos novos contextos, como a inesperada quarentena da Covid-19. E a partir disso tenta ilustrar um pouco da reinvenção de todos os envolvidos nesses anos após implementação da base nacional comum curricular, a BNCC, e como é feita a execução do ensino nas instituições de ensino médio e pelos profissionais envolvidos. Inclui, também, questões sobre o uso superabundante da internet e as novas tecnologias de comunicação, que podem ser aliadas e vilãs ao mesmo tempo, quando se trata de ensino de leitura e escrita. Desta forma, o trabalho pretende abordar e entender a experiência do estudante de ensino médio e qual diferença a biblioteca escolar e o bibliotecário podem fazer na trajetória de aprendizagem da leitura ao longo da vida escolar do estudante, e principalmente com foco no ensino médio, que é um período transicional entre a fase escolar e a vida acadêmica ou o mercado de trabalho, onde a necessidade de uma leitura bem aprendida se faz cada vez mais primordial.-
Descrição: dc.descriptionThe paper addresses the importance of reading in the school context, highlighting the new challenges faced in literacy, particularly with the advent of technology and the lack of active information centers in students' daily lives. It covers the agents involved in the learning process, such as the student, the family, the school, and the library, as well as their own challenges and successes over the years and in new contexts, such as the unexpected Covid-19 quarantine.From this, it attempts to illustrate some of the reinvention of all the participants in the years following the implementation of the National Common Curricular Base (BNCC), and how teaching is executed in high school institutions by the involved professionals. It also touches on the overabundant use of the internet and new communication technologies, which can be both allies and villains at the same time when it comes to teaching reading and writing.Thus, the paper aims to address and understand the high school student’s experience and the difference the school library and librarian can make in the student’s reading learning trajectory throughout their school years, especially with a focus on high school, which is a transitional period between school life and academic or professional life, where the need for well-learned reading becomes increasingly crucial.-
Descrição: dc.description48 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecário escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e leitura-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectBNCC (Base Nacional Comum Curricular)-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar-
Palavras-chave: dc.subjectHábito de leitura-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecário-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectBase Nacional Comum Curricular-
Palavras-chave: dc.subjectSchool library-
Palavras-chave: dc.subjectSchool librarian-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school-
Palavras-chave: dc.subjectBNCC (National Common Curricular Base)-
Título: dc.titleLeitura no ensino médio: o papel da biblioteca escolar-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.