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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Nobre, Domingos Barros | - |
Autor(es): dc.contributor | Cirqueira, Diogo Marçal | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Paulo de Tássio Borges da | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Thayna Cisneiros | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:13:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:13:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/37836 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056891 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo desta pesquisa é analisar teoricamente e comparativamente três experiências de construção curricular com/por comunidades tradicionais, principalmente comunidades indígenas, em diferentes países da América Latina, sendo elas: as comunidades indígenas, caiçaras e quilombolas atendidas pelo Programa "Escolas do Território", no Brasil, as comunidades Zapatistas com o Método Indutivo Intercultural, no México e as comunidades Mapuche com a Proposta Curricular Intercultural, no Chile. O intuito é explorar diferentes abordagens educacionais e curriculares numa perspectiva decolonial, intercultural e diferenciada. O estudo foi motivado pela participação no Programa "Escolas do Território" (IEAR/UFF) e no Grupo de Pesquisa "Espaços Educativos e Diversidade Cultural" (CNPq), ambos coordenados pelo professor Domingos Nobre. As abordagens metodológicas utilizadas nos quatro capítulos que estruturam essa monografia foram pesquisa bibliográfica e qualitativa. A análise destaca pontos relevantes em categorias de análise como participação comunitária, bilinguismo, interculturalidade, adaptação ao currículo oficial, relação entre conhecimento escolar e tradicional, fundamento político-pedagógico, integração curricular e classificação do sistema pedagógico e busca revelar a diversidade de abordagens nas propostas de construção curricular com comunidades tradicionais, ressaltando a importância de considerar as particularidades de cada contexto e a necessidade de uma educação intercultural bilíngue. | - |
Descrição: dc.description | El objetivo de esta investigación es analizar teórica y comparativamente tres experiencias de construcción curricular con/por comunidades tradicionales, principalmente comunidades indígenas, en diferentes países de América Latina, siendo ellas: las comunidades indígenas, caiçaras y quilombolas atendidas por el Programa "Escolas do Território" en Brasil, las comunidades zapatistas con el Método Inductivo Intercultural, en México y las comunidades mapuche con la Propuesta Curricular Intercultural, en Chile. El propósito es explorar diferentes enfoques educativos y curriculares desde una perspectiva decolonial, intercultural y diferenciada. El estudio fue motivado por la participación en el Programa "Escuelas del Territorio" (IEAR/UFF) y en el Grupo de Investigación "Espacios Educativos y Diversidad Cultural" (CNPq), ambos coordinados por el profesor Domingos Nobre. Los enfoques metodológicos utilizados en los cuatro capítulos que estructuran esta monografía fueron la investigación bibliográfica y cualitativa. El análisis destaca puntos relevantes en categorías como participación comunitaria, bilingüismo, interculturalidad, adaptación al currículo oficial, relación entre conocimiento escolar y tradicional, fundamento político-pedagógico, integración curricular y clasificación del sistema pedagógico, y busca revelar la diversidad de enfoques en las propuestas de construcción curricular con comunidades tradicionales, subrayando la importancia de considerar las particularidades de cada contexto y la necesidad de una educación intercultural bilingüe. | - |
Descrição: dc.description | 81 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia de Construção Curricular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Intercultural Bilíngue | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Escolar Indígena | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidades Tradicionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodología de Construcción Curricular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educación Intercultural Bilingüe | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educación Escolar Indígena | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidades Tradicionales | - |
Título: dc.title | Metodologias de construção curricular com comunidades tradicionais: uma análise comparativa de três visões e fazeres epistemológicos por/com comunidades tradicionais na América Latina. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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