Metodologias de construção curricular com comunidades tradicionais: uma análise comparativa de três visões e fazeres epistemológicos por/com comunidades tradicionais na América Latina.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNobre, Domingos Barros-
Autor(es): dc.contributorCirqueira, Diogo Marçal-
Autor(es): dc.contributorSilva, Paulo de Tássio Borges da-
Autor(es): dc.creatorGomes, Thayna Cisneiros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:13:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:13:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-14-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37836-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056891-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta pesquisa é analisar teoricamente e comparativamente três experiências de construção curricular com/por comunidades tradicionais, principalmente comunidades indígenas, em diferentes países da América Latina, sendo elas: as comunidades indígenas, caiçaras e quilombolas atendidas pelo Programa "Escolas do Território", no Brasil, as comunidades Zapatistas com o Método Indutivo Intercultural, no México e as comunidades Mapuche com a Proposta Curricular Intercultural, no Chile. O intuito é explorar diferentes abordagens educacionais e curriculares numa perspectiva decolonial, intercultural e diferenciada. O estudo foi motivado pela participação no Programa "Escolas do Território" (IEAR/UFF) e no Grupo de Pesquisa "Espaços Educativos e Diversidade Cultural" (CNPq), ambos coordenados pelo professor Domingos Nobre. As abordagens metodológicas utilizadas nos quatro capítulos que estruturam essa monografia foram pesquisa bibliográfica e qualitativa. A análise destaca pontos relevantes em categorias de análise como participação comunitária, bilinguismo, interculturalidade, adaptação ao currículo oficial, relação entre conhecimento escolar e tradicional, fundamento político-pedagógico, integração curricular e classificação do sistema pedagógico e busca revelar a diversidade de abordagens nas propostas de construção curricular com comunidades tradicionais, ressaltando a importância de considerar as particularidades de cada contexto e a necessidade de uma educação intercultural bilíngue.-
Descrição: dc.descriptionEl objetivo de esta investigación es analizar teórica y comparativamente tres experiencias de construcción curricular con/por comunidades tradicionales, principalmente comunidades indígenas, en diferentes países de América Latina, siendo ellas: las comunidades indígenas, caiçaras y quilombolas atendidas por el Programa "Escolas do Território" en Brasil, las comunidades zapatistas con el Método Inductivo Intercultural, en México y las comunidades mapuche con la Propuesta Curricular Intercultural, en Chile. El propósito es explorar diferentes enfoques educativos y curriculares desde una perspectiva decolonial, intercultural y diferenciada. El estudio fue motivado por la participación en el Programa "Escuelas del Territorio" (IEAR/UFF) y en el Grupo de Investigación "Espacios Educativos y Diversidad Cultural" (CNPq), ambos coordinados por el profesor Domingos Nobre. Los enfoques metodológicos utilizados en los cuatro capítulos que estructuran esta monografía fueron la investigación bibliográfica y cualitativa. El análisis destaca puntos relevantes en categorías como participación comunitaria, bilingüismo, interculturalidad, adaptación al currículo oficial, relación entre conocimiento escolar y tradicional, fundamento político-pedagógico, integración curricular y clasificación del sistema pedagógico, y busca revelar la diversidad de enfoques en las propuestas de construcción curricular con comunidades tradicionales, subrayando la importancia de considerar las particularidades de cada contexto y la necesidad de una educación intercultural bilingüe.-
Descrição: dc.description81 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia de Construção Curricular-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Intercultural Bilíngue-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Escolar Indígena-
Palavras-chave: dc.subjectComunidades Tradicionais-
Palavras-chave: dc.subjectMetodología de Construcción Curricular-
Palavras-chave: dc.subjectEducación Intercultural Bilingüe-
Palavras-chave: dc.subjectEducación Escolar Indígena-
Palavras-chave: dc.subjectComunidades Tradicionales-
Título: dc.titleMetodologias de construção curricular com comunidades tradicionais: uma análise comparativa de três visões e fazeres epistemológicos por/com comunidades tradicionais na América Latina.-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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