LEI FEDERAL No 14.254/2021: UM CHECKLIST PARA O ATENDIMENTO DE ALUNOS COM DISLEXIA, TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE E TRANSTORNOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFernandes, Edicléa Mascarenhas-
Autor(es): dc.contributorMeirelles, Rosana Maria do Prado Luz-
Autor(es): dc.contributorMuñoz, Patricia de Oliveira Lima-
Autor(es): dc.contributorOrrico, Helio Ferreira-
Autor(es): dc.contributorDanelon, Maria Cristina Tavares de Moraes-
Autor(es): dc.creatorSilva, Jéssica de Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:13:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:13:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-13-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/38289-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056886-
Descrição: dc.descriptionEste estudo foca na problemática da invisibilidade de alunos com Dislexia, Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade e outros Transtornos de Aprendizagem no atendimento educacional especializado, como também, do desconhecimento de profissionais de educação, (bem como, gestores e professores) sobre o perfil e características desse alunado. Nessa perspectiva, a metodologia que embasará esta pesquisa, consiste em metapesquisa. A metapesquisa permite remapear o cenário das produções acadêmicas de um determinado período. Nesse estudo, investigamos documentos com base no Scielo nos últimos 10 anos, no Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) e a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). O objetivo desse estudo é apresentar e publicar um checklist de orientação aos gestores, professores regentes, professores de apoio educacional especializado e outros profissionais que atuam com esses alunos. Espera-se com os resultados contribuir para a formação de profissionais de educação, familiares e demais grupos sociais para a identificação precoce e encaminhamentos, consequentemente para o desenvolvimento integral de alunos com Dislexia, TDAH e outros Transtornos Específicos de Aprendizagem.-
Descrição: dc.descriptionThis study starts from the problem of the invisibility of students with Dyslexia, Attention Deficit Hyperactivity Disorder and other Learning Disorders in specialized educational care, as well as the lack of knowledge of education professionals (as well as managers and teachers) about the profile and characteristics of that student body. In this perspective, the methodology that will support this research consists of meta- research. Meta-research makes it possible to remap the scenario of academic productions of a given period. In this study, we investigated documents based on Scielo in the last 10 years, the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5) and the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF). The aim of this study is to present and publish a guidance guide/checklist for managers, head teachers, specialized educational support teachers and other professionals who work with these students. It is hoped that the results will contribute to the training of education professionals, family members and other social groups for early identification and referrals, consequently for the integral development of students with Dyslexia, ADHD and other Specific Learning Disorders.-
Descrição: dc.description155 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDislexia-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade-
Palavras-chave: dc.subjectTranstornos de Aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectRevisão bibliográfica-
Palavras-chave: dc.subjectDyslexia-
Palavras-chave: dc.subjectADHD-
Palavras-chave: dc.subjectLearning Disorders-
Título: dc.titleLEI FEDERAL No 14.254/2021: UM CHECKLIST PARA O ATENDIMENTO DE ALUNOS COM DISLEXIA, TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE E TRANSTORNOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.