Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Edicléa Mascarenhas | - |
Autor(es): dc.contributor | Meirelles, Rosana Maria do Prado Luz | - |
Autor(es): dc.contributor | Muñoz, Patricia de Oliveira Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | Orrico, Helio Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Danelon, Maria Cristina Tavares de Moraes | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Jéssica de Paula | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:13:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:13:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38289 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056886 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo foca na problemática da invisibilidade de alunos com Dislexia, Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade e outros Transtornos de Aprendizagem no atendimento educacional especializado, como também, do desconhecimento de profissionais de educação, (bem como, gestores e professores) sobre o perfil e características desse alunado. Nessa perspectiva, a metodologia que embasará esta pesquisa, consiste em metapesquisa. A metapesquisa permite remapear o cenário das produções acadêmicas de um determinado período. Nesse estudo, investigamos documentos com base no Scielo nos últimos 10 anos, no Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) e a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). O objetivo desse estudo é apresentar e publicar um checklist de orientação aos gestores, professores regentes, professores de apoio educacional especializado e outros profissionais que atuam com esses alunos. Espera-se com os resultados contribuir para a formação de profissionais de educação, familiares e demais grupos sociais para a identificação precoce e encaminhamentos, consequentemente para o desenvolvimento integral de alunos com Dislexia, TDAH e outros Transtornos Específicos de Aprendizagem. | - |
Descrição: dc.description | This study starts from the problem of the invisibility of students with Dyslexia, Attention Deficit Hyperactivity Disorder and other Learning Disorders in specialized educational care, as well as the lack of knowledge of education professionals (as well as managers and teachers) about the profile and characteristics of that student body. In this perspective, the methodology that will support this research consists of meta- research. Meta-research makes it possible to remap the scenario of academic productions of a given period. In this study, we investigated documents based on Scielo in the last 10 years, the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5) and the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF). The aim of this study is to present and publish a guidance guide/checklist for managers, head teachers, specialized educational support teachers and other professionals who work with these students. It is hoped that the results will contribute to the training of education professionals, family members and other social groups for early identification and referrals, consequently for the integral development of students with Dyslexia, ADHD and other Specific Learning Disorders. | - |
Descrição: dc.description | 155 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dislexia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtornos de Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Revisão bibliográfica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dyslexia | - |
Palavras-chave: dc.subject | ADHD | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning Disorders | - |
Título: dc.title | LEI FEDERAL No 14.254/2021: UM CHECKLIST PARA O ATENDIMENTO DE ALUNOS COM DISLEXIA, TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE E TRANSTORNOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: