Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Mario Olivero Marques da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0156389551221774 | - |
Autor(es): dc.contributor | Mello, Cristiane de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6183375000382666 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cardim, Nancy de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5733965480640503 | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueiredo, Luiz Manoel Silva de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0539590431446753 | - |
Autor(es): dc.creator | Santo, Hudson Rodrigues do Espírito | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:13:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:13:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/36617 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056875 | - |
Descrição: dc.description | O perfil imediatista dos jovens combinado com a falta de conhecimento financeiro e a influência da sociedade do consumo faz com que muitos tenham dificuldades em administrar seus gastos, contraindo dívidas com altos juros logo no início da vida adulta. Nessa idade também é o momento mais oportuno para que o indivíduo possa se informar sobre investimentos. Seja para a realização de um sonho de médio prazo ou um plano de previdência complementar, haja vista que mesmo investindo pequenas quantias mensalmente o resultado será satisfatório ao longo do tempo. É comum a Matemática Financeira ser explorada na educação básica apenas como um conteúdo específico de um determinado ano do ensino médio, ainda assim com questões pouco práticas. O objetivo deste trabalho é incentivar a educação financeira na escola, contribuindo para que o aluno esteja plenamente capacitado para o exercício da cidadania. Através da exploração de assuntos de ordem financeira nos conteúdos matemáticos do ensino fundamental e, em especial, do ensino médio. Ao mesmo tempo buscando despertar o interesse dos alunos pela Matemática, usando aspectos da educação financeira como facilitadores para que o aluno compreenda ou passe a ter uma percepção mais ampla da abrangência de conteúdos como progressões, potências, radicais e logaritmos. Bem como a relação entre progressões geométricas e funções exponenciais, mostrando o crescimento de dívidas e investimentos através de gráficos de funções. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | The impulsiveness of the youth combined with the lack of financial knowledge and the influence of consumer society, make it hard for them to manage their spending, especially causing them to incur in debts with high interest rates at the beginning of the adult life. It is very appropriate for someone at this early age to learn about investments, either for the realization of a dream of medium term or a supplementary pension plan. Given that even investing small amounts every month the result will be satisfactory over time. Usually, Financial Mathematics is explored in basic education only as a specific content of a given year of high school, yet with little practical issues. The aim of this study is to stimulate the financial education in the school, helping the student to fully qualify for the exercise of citizenship, through the exploration of issues of financial order in the mathematical content of basic education and, in particular, of the high school. At the same time, it seeks to arouse the interest of students in mathematics, using aspects of financial education as facilitators for the student to understand a broader perception of the scope of contents such as progressions, powers, radicals and logarithms, as well as the relationship between geometric progressions and exponential functions, showing the growth of debt and investments though graphs of functions. | - |
Descrição: dc.description | 50 f | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática Financeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Financeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática financeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Finanças pessoais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado financeiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Financial Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Financial Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Citizenship | - |
Título: dc.title | A Educação financeira como ferramenta para o Ensino da Matemática e formação da cidadania | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: