Caixa matemática Descobrindo os Números: objeto de aprendizagem inspirado no método Montessori de ensino

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Renata Vilanova-
Autor(es): dc.contributorRebello, Luiza Helena Boueri-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Ricardo Pereira-
Autor(es): dc.creatorAlves, Ana Elisa Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:13:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:13:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-17-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/36608-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056872-
Descrição: dc.descriptionEste projeto se propõe a desenvolver um objeto de aprendizagem inspirado no método Montessori de ensino. O objetivo é auxiliar as crianças no entendimento dos números no início da vida escolar, além de estimular a criatividade e o raciocínio lógico através de uma forma prática de estudo. Para ser possível a realização do projeto, foram feitas entrevistas com pais, professores e pedagogos de crianças de 4 a 6 anos de idade, a fim de identificar os possíveis problemas a serem solucionados. O problema identificado foi a falta de brinquedos e atividades lúdicas para as crianças que estão iniciando o contato com a matemática. Para solucionar este problema, foi desenvolvido a Caixa Matemática: descobrindo os números, um objeto de aprendizagem que possui um quadro magnético dupla-face, palitos de contagem e cards imantados, possibilitando uma série de experimentações que contribuem para o desenvolvimento, tornando o aprendizado lúdico e divertido.-
Descrição: dc.descriptionThe propose of this project is develope a learning object inspired by the Montessori method of teaching. The goal is help children understand the numbers in the beginning of school life, besides of stimulating the creativity and the logical reasoning through a practice study way. In order to make this project possible, interviews were made with parents, teachers and pedagogues of children from 4 to 6 years, in order to identify the possible issues to be fix. The problem that was identified was the lack of toys and playful activities for children who are starting the contact with Mathematics. To fix this issue was developed the Mathematical Box: discovering numbers, a learning object that has a double side magnetic board, counting sticks and magnetized cards, enabling a series of experiments which contribute to the development, making learning playful and fun.-
Descrição: dc.description130 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMontessori-
Palavras-chave: dc.subjectDesign-
Palavras-chave: dc.subjectObjeto de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectBrinquedo educativo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho (Projeto)-
Palavras-chave: dc.subjectLearning object-
Palavras-chave: dc.subjectChild education-
Título: dc.titleCaixa matemática Descobrindo os Números: objeto de aprendizagem inspirado no método Montessori de ensino-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.