Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sant´Anna, Annibal Parracho | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Gilson Brito Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Carla Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Gavião, Luiz Octávio | - |
Autor(es): dc.contributor | Menegat, Jardelino | - |
Autor(es): dc.creator | Barreto, Márcia de Freitas Siqueira Sadok Menna | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:13:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:13:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38217 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056867 | - |
Descrição: dc.description | Essa pesquisa tem como objetivo propor um novo indicador probabilístico de qualidade da educação, CPP_QEdu. O indicador proposto pretende ter mais acurácia do que os existentes, por abranger quatro dimensões da qualidade da educação: a pedagógica, a cultural, a social e a financeira. As dimensões propostas são baseadas na definição de qualidade da educação proposta pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). O problema que surge na construção de um indicador de qualidade de educação é que seus componentes buscam medir valores subjetivos. Isto torna necessário introduzir na análise a imprecisão para reduzir os erros de avaliação. Dessa forma, além da abrangência de dimensões, é aspecto importante deste estudo a utilização da CPP (Composição Probabilística de Preferência), método multicritério de apoio ao gestor no processo de tomada de decisão que considera desde o início a imprecisão. Outra vantagem na utilização da CPP é que esta admite várias formas de composição dos múltiplos critérios. Pode, por exemplo, ser aplicada sem priorizar nenhuma das dimensões, dando igual importância a todos os componentes envolvidos na construção deste indicador. Finalmente, cabe destacar a aplicação do indicador proposto, usado para analisar a evolução do desempenho dos estados e municípios brasileiros nos anos de 2017 a 2019, além da sua incorporação ao IDH. | - |
Descrição: dc.description | This work aims to propose a new probabilistic indicator of education quality, CPP_QEdu. This indicator intends to be more accurate than the ones that already exist, because it comprehends four quality of education dimensions: pedagogic, cultural, social and financial. These dimensions are based on the definition of education quality proposed by UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization). The problem when building an indicator of education quality is that it measures subjective values. That is to say, it is necessary to introduce the imprecision factor to reduce the evaluation errors. Therefore, beyond the dimensions’ comprehension, an important feature of this study is the use of CPP (Composition of Probabilistic Preferences), a multi-criteria method to support the manager in the decision-making process that considers imprecision from its starting point. Another advantage of using CPP is that it can choose among several forms of composition of the multiple criteria. For example, it can be applied without prioritizing any of the dimensions, giving equal importance to all the components involved in the construction of this indicator. Finally, it is worth highlighting the application of the proposed indicator, used to analyze the evolution of the performance of the Brazilian states and municipalities in the years from 2017 to 2019, besides its incorporation in the HDI. | - |
Descrição: dc.description | 144 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade da educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indicadores de qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Apoio à decisão multicritério | - |
Palavras-chave: dc.subject | Composição probabilística de preferência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Apoio multicritério à decisão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indicador de qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education quality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quality indicators | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multi-criteria decision analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Composition of probabilistic preferences | - |
Título: dc.title | Modelagem de um novo indicador probabilístico de qualidade da educação: CPP_QEdu | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: