Geometria com dobraduras: explorando a teoria de Van Hiele com origami

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPesco, Dirce Uesu-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6646987032040595-
Autor(es): dc.contributorMello, Cristiane de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6183375000382666-
Autor(es): dc.contributorRezende, Wanderley Moura-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6875375514646852-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7306406415751658-
Autor(es): dc.creatorSousa, Marcelo da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:12:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:12:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/36220-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056831-
Descrição: dc.description"O ensino de geometria nas escolas enfrenta desafios que impactam diretamente no desenvolvimento do pensamento geométrico dos alunos. Embora seja um componente essencial do currículo de matemática, muitas vezes o tempo dedicado a essa disciplina na grade curricular é limitado, o que pode dificultar a progressão dos estudantes nos níveis de compreensão geométrica. Além disso, a aprendizagem da geometria frequentemente apresenta obstáculos, especialmente na transição entre os diferentes níveis de abstração necessários para o entendimento dos conceitos geométricos. Neste trabalho investiga-se o uso do origami como ferramenta pedagógica, fundamentada na Teoria de Van Hiele e alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino fundamental. A pesquisa propõe uma sequência didática que utiliza atividades práticas de dobraduras para tornar a aprendizagem concreta e mais envolvente. Ao explorar diferentes tópicos da geometria por meio do origami, busca-se fornecer suporte para a criação de propostas pedagógicas e inspirar professores a adotarem essa metodologia em suas práticas. "-
Descrição: dc.descriptionGeometry teaching in schools faces challenges that directly impact the development of students' geometric thinking. Although it is an essential component of the mathematics curriculum, the time dedicated to this subject is often limited, which can make it difficult for students to progress through the levels of geometric understanding. Furthermore, learning geometry often presents obstacles, especially in the transition between the different levels of abstraction necessary to understand geometric concepts. In this study, we investigate the use of origami as a pedagogical tool grounded on Van Hiele's Theory and aligned with the National Common Curricular Base (BNCC) in elementary education. The research proposes a didactic sequence that uses practical folding activities to make learning concrete and more engaging. By exploring different geometry topics through origami, the research seeks to support the creation of pedagogical proposals and inspire teachers to adopt this methodology in their practices.-
Descrição: dc.description130 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectModelo Van Hiele-
Palavras-chave: dc.subjectOrigami-
Palavras-chave: dc.subjectBNCC-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Geometria-
Palavras-chave: dc.subjectDobraduras-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria-
Palavras-chave: dc.subjectVan Hiele Model-
Palavras-chave: dc.subjectOrigami-
Palavras-chave: dc.subjectGeometry teaching-
Palavras-chave: dc.subjectPaper folding-
Título: dc.titleGeometria com dobraduras: explorando a teoria de Van Hiele com origami-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.