Programa de responsabilização de professores: quais são seus reais efeitos?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWaltenberg, Fábio Domingues-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4329074392127607-
Autor(es): dc.contributorMachado, Danielle Carusi Machado-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5061844070320035-
Autor(es): dc.contributorFrança, Marco Túlio Aniceto-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2933541593062202-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9682825667693072-
Autor(es): dc.creatorAlexandre, Maraysa Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:12:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:12:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-17-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/36638-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056825-
Descrição: dc.descriptionO termo responsabilização apareceu como uma questão importante no debate educacional no país. Com origem em países desenvolvidos, a política de responsabilização têm como foco principal reponsabilizar a escola, ou melhor, os seus professores e diretores pela aprendizagem do estudante e atrelar a remuneração de educadores ao desempenho do aluno, mensurado por testes padronizados. Este trabalho discute essa política apresentando o modelo teórico no qual o programa se baseia, além de fazer uma resenha da literatura com os principais estudos feitos sobre a implementação dessa política em diversos países. Tais estudos apresentam, de uma forma geral, resultados que não são conclusivos. Pois, há políticas com resultados positivos, mas há políticas com resultados nulos como o exemplo de Nova Iorque. No Brasil, os resultados seguem a mesma linha. Há casos, como o de Penambuco, que os estudos encontraram resultados positivos e significativos para ambas as séries (4a e 8a série), entretanto, São Paulo encontrou resultados positivos somente para 4a série. Com o intuito de contribuir para o debate e averiguar se um espaço temporal influencia no efeito da política, este trabalho avaliou a política de responsabilização de São Paulo, utilizando dados da Prova Brasil de 2007 e 2011. Para avaliar o efeito dessa política, os métodos propensity score matching e diferenças em diferenças foram utilizados. Os resultados encontrados foram semelhantes ao primeiro trabalho no que se refere a quarta série, isto é, o efeito foi positivo e significativo. Já para oitava série o efeito encontrado foi negativo e significativo. Isso sinaliza que a política de responsabilização deve ser utilizada com cautela, pois os efeitos obtidos podem não ser o desejado.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe term accountability emerged as an important issue in educational debate in the country. Originating from developed countries, the accountability policy are focused primarily on blaming schools, or rather, their teachers and administrators for student learning and linking the remuneration of teachers to student achievement, measured by standardized tests. This paper discusses this policy showing the theoretical model on which the program is based and shows a review of the literature with the main studies conducted on the implementation of this policy in several countries. In general, the results are not conclusive in such studies.Well, there are policies with positive results, but there are policies with null results per example seen in New York city. In Brazil, the results follow the same course. There are cases, such as in Pernambuco that found improvements in educational quality for both grades 4 and 8, whereas, in São Paulo there were only improvements found in the 4th grade. Aiming to contribute to the debate and to ascertain whether a timeline influences the effect of the policy, this study evaluated the accountability policies of São Paulo, using data from the “Prova Brasil” (two waves 2007 and 2011). To evaluate the effect of this policy, two methods were use, firstly propensity score matching secondly diff-in-diff. The results were similar to the research done at first with respect to the fourth grade, that is, the effect was positive and significantly positive. As for the eighth grade, effects were found significantly negative. This indicates that the accountability policy should be used with caution, as the results obtained may not be the desired.-
Descrição: dc.description97 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilização-
Palavras-chave: dc.subjectBonificação-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectBonificação-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de desempenho-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor-
Palavras-chave: dc.subjectAccountability-
Palavras-chave: dc.subjectBonus-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Título: dc.titlePrograma de responsabilização de professores: quais são seus reais efeitos?-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.