Promovendo o letramento em saúde: uma reflexão na gestão da saúde

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGuimarães, Clarissa Coelho Vieira-
Autor(es): dc.creatorSantos, Márcia Rodrigues dos-
Autor(es): dc.creatorVelasque, Luciane de Souza-
Autor(es): dc.creatorAlencar, Maria Simone de Menezes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:12:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:12:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/36315-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.17665/1676-4285.20246716-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056815-
Descrição: dc.descriptionObjetivo: refletir sobre o conceito de Letramento em saúde, com foco em gestão da saúde, que estimula a qualidade de vida das pessoas e fortalecimento do SUS. Método: trata-se de uma reflexão do conceito letramento em saúde na gestão da saúde como modelo causal de Zarcadoolas. Resultado: evidenciou-se um modelo teórico para a literacia em saúde com quatro dimensões principais: fundamental, científica, cívica e cultural. Nesse contexto, o letramento em saúde desempenha um papel fundamental na gestão do sistema de saúde, fortalecendo assim o controle social dos cidadãos sobre políticas públicas e o papel do governo na promoção da saúde. Conclusão: promover o letramento não se limita à compreensão de informações médicas, mas envolve a aplicação eficaz para promover a saúde, enfatizando uma abordagem informada e abrangente na sociedade atual.-
Descrição: dc.descriptionSim-
Descrição: dc.descriptionObjective: to reflect on the concept of health literacy, with a focus on health management that stimulates people's quality of life and strengthens the SUS. Method: this is a reflection on the concept of health literacy in health management as a causal model by Zarcadoolas. Result: a theoretical model for health literacy has emerged with four main dimensions: fundamental, scientific, civic and cultural. In this context, health literacy plays a fundamental role in the management of the health system, thus strengthening citizens' social control over public policies and the government's role in health promotion. Conclusion: promoting literacy is not limited to understanding medical information, but involves applying it effectively to promote health, emphasizing an informed and comprehensive approach in today's society.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Formato: dc.formatapplication/epub+zip-
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Formato: dc.formattext/html-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherOnline Brazilian Journal of Nursing-
Relação: dc.relationONLINE BRAZILIAN JOURNAL OF NURSING. Niterói: EEAAC, 2022-. ISSN: 1676-4285.-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento em Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade de Vida-
Palavras-chave: dc.subjectHealth Literacy-
Palavras-chave: dc.subjectNursing-
Palavras-chave: dc.subjectQuality of Life-
Título: dc.titlePromovendo o letramento em saúde: uma reflexão na gestão da saúde-
Título: dc.titlePromoting literacy in health: a reflection on health management-
Tipo de arquivo: dc.typeArtigo de periódico-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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