Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Guimarães, Clarissa Coelho Vieira | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Márcia Rodrigues dos | - |
Autor(es): dc.creator | Velasque, Luciane de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Alencar, Maria Simone de Menezes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:12:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:12:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/36315 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.17665/1676-4285.20246716 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056815 | - |
Descrição: dc.description | Objetivo: refletir sobre o conceito de Letramento em saúde, com foco em gestão da saúde, que estimula a qualidade de vida das pessoas e fortalecimento do SUS. Método: trata-se de uma reflexão do conceito letramento em saúde na gestão da saúde como modelo causal de Zarcadoolas. Resultado: evidenciou-se um modelo teórico para a literacia em saúde com quatro dimensões principais: fundamental, científica, cívica e cultural. Nesse contexto, o letramento em saúde desempenha um papel fundamental na gestão do sistema de saúde, fortalecendo assim o controle social dos cidadãos sobre políticas públicas e o papel do governo na promoção da saúde. Conclusão: promover o letramento não se limita à compreensão de informações médicas, mas envolve a aplicação eficaz para promover a saúde, enfatizando uma abordagem informada e abrangente na sociedade atual. | - |
Descrição: dc.description | Sim | - |
Descrição: dc.description | Objective: to reflect on the concept of health literacy, with a focus on health management that stimulates people's quality of life and strengthens the SUS. Method: this is a reflection on the concept of health literacy in health management as a causal model by Zarcadoolas. Result: a theoretical model for health literacy has emerged with four main dimensions: fundamental, scientific, civic and cultural. In this context, health literacy plays a fundamental role in the management of the health system, thus strengthening citizens' social control over public policies and the government's role in health promotion. Conclusion: promoting literacy is not limited to understanding medical information, but involves applying it effectively to promote health, emphasizing an informed and comprehensive approach in today's society. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/epub+zip | - |
Formato: dc.format | application/epub+zip | - |
Formato: dc.format | text/html | - |
Formato: dc.format | text/html | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Online Brazilian Journal of Nursing | - |
Relação: dc.relation | ONLINE BRAZILIAN JOURNAL OF NURSING. Niterói: EEAAC, 2022-. ISSN: 1676-4285. | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento em Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade de Vida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nursing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quality of Life | - |
Título: dc.title | Promovendo o letramento em saúde: uma reflexão na gestão da saúde | - |
Título: dc.title | Promoting literacy in health: a reflection on health management | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Artigo de periódico | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: