Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Blanchette, Thaddeus Gregory | - |
Autor(es): dc.contributor | Piscitelli, Adriana Gracia | - |
Autor(es): dc.contributor | Kushnir, Beatriz | - |
Autor(es): dc.creator | Siqueira, Olívia Tereza Pinheiro de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:12:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:12:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/36493 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056794 | - |
Descrição: dc.description | Tendo em vista a necessidade de trabalhos que enfoquem nas questões de gênero e sexualidade no Brasil, especialmente no que se refere à prostituição, esta pesquisa tem como objetivo a análise de um dos mais famosos cabarés do Recife, a boate Chantecler, desde seu surgimento até o seu suposto declínio definitivo. Por meio das reportagens veiculadas nos periódicos Diário da Manhã e Diario de Pernambuco, perfazemos seu percurso histórico escrutinando o cotidiano deste espaço através de duas vertentes, entre as quais, a realização de uma exposição artística durante a ditadura civil-militar, a Coletiva Chantecler, e a reconstrução de alguns fragmentos biográficos das prostitutas e clientes que frequentavam o local. A justificativa da pesquisa também reside na interligação entre a boate e o último prédio no qual ela funcionava, pois, o edifício em questão é um monumento datado do século XIX e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN desde 1998. Trabalhando com perspectivas ligadas às esferas do gênero, sexualidade e memória, optamos por utilizar múltiplas teorias que subsidiassem e enriquecesse esta discussão. No que se refere às teorias de gênero, três correntes do feminismo foram empregadas: o feminismo eurocêntrico, o feminismo decolonial e o putafeminismo. No campo da sexualidade, acionamos as autoras que trabalham com a historiografia da prostituição em âmbito nacional, nos fornecendo uma discussão sobre o tema e seus desdobramentos dentro da zona meretrícia. Já na área da memória, falamos sobre os embates sofridos pela construção e consolidação da memória coletiva sobre a boate Chantecler e os descasos promovidos pelas instituições na restauração e preservação do edifício. Estando o nosso objeto localizado em uma das principais capitais brasileiras no decorrer da República, a contextualização histórica tanto em âmbito nacional como da cidade do Recife se faz extremamente necessária, para que possamos compreender como o prostíbulo funcionava e resistia as constantes investidas dos órgãos oficiais. | - |
Descrição: dc.description | Teniendo en cuenta la necesidad de trabajos que aborden las cuestiones de género y sexualidad en Brasil, especialmente en lo que se refiere a la prostitución, esta investigación tiene como objetivo analizar uno de los cabarets más famosos de Recife, la discoteca Chantecler, desde sus inicios hasta su supuesta decadencia definitiva. A través de los reportajes publicados en los diarios Diário da Manhã y Diario de Pernambuco, trazamos su recorrido histórico, escudriñando el cotidiano de este espacio a través de dos aspectos, entre los cuales, la realización de una exposición artística durante la dictadura cívico-militar, la Coletiva Chantecler, y la reconstrucción de algunos fragmentos biográficos de las prostitutas y clientes que frecuentaban el lugar. La justificación de la investigación también reside en la interconexión entre la discoteca y el último edificio en el que funcionó, ya que el edificio en cuestión es un monumento que data del siglo XIX y está catalogado por el Instituto del Patrimonio Histórico y Artístico Nacional – IPHAN desde 1998. Trabajando con perspectivas vinculadas a las esferas de género, sexualidad y memoria, optamos por utilizar múltiples teorías que apoyarían y enriquecerían esta discusión. En cuanto a las teorías de género, se emplearon tres corrientes del feminismo: el feminismo eurocéntrico, el feminismo decolonial y el putafeminismo. En el campo de la sexualidad, contactamos a autores que trabajan con la historiografía de la prostitución a nivel nacional, brindándonos una discusión sobre el tema y sus desarrollos dentro de la zona roja. En el área de la memoria, hablamos de los choques que ha sufrido la construcción y consolidación de la memoria colectiva sobre la discoteca Chantecler y el descuido promovido por las instituciones en la restauración y conservación del edificio. Dado que nuestro objeto está ubicado en una de las principales capitales brasileñas durante la República, el contexto histórico tanto a nivel nacional como en la ciudad de Recife es sumamente necesario, para que podamos comprender cómo funcionaba el prostíbulo y resistía los constantes ataques de los organismos oficiales. | - |
Descrição: dc.description | 146 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prostituição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recife | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prostituição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recife (PE) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prostitución | - |
Palavras-chave: dc.subject | Género | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recife | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memoria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexualidad | - |
Título: dc.title | Boate Chantecler: a representação da ascensão e do declínio nos espaços de prazer do Recife (1939-1984) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: