
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rufino, Alessandra Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4185159298094258 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Martins, Renata Luz | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5147277540951306 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Assai, Natany Dayani de Souza | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3408510368371388 | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Milena da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:12:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:12:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-13 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/36577 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056758 | - |
| Descrição: dc.description | As fake news tornaram-se um problema que está trazendo muitos prejuízos em todos os campos da sociedade, passando pela saúde, economia até chegar no ensino. A anticiência, produzida em um mundo paralelo, está se tornando um grande obstáculo para os professores, que, para abordar determinado conteúdo, necessita desconstruir conceitos já consolidados nos alunos formados a partir da desinformação científica ensinada nas redes sociais através das fake news. A pandemia da COVID-19 mostrou o quão nocivas são as fake news, que disseminando a anticiência contribuíram para a morte de milhares de pessoas, demonstrando a extrema urgência de se trabalhar este tema em todos os níveis de ensino, para que os alunos entendam e aprendam os caminhos que diferenciam os conhecimentos científicos das inverdades propagadas nas redes sociais. Desse modo, pretende-se neste trabalho analisar a aplicação de uma sequência de ensino investigativo com a temática fake news, para trabalhar os conteúdos de ácidos e bases, desenvolvido em colaboração com a professora Melo (2022). Posteriormente comparar a metodologia utilizada e os resultados alcançados, com trabalhos selecionados por meio de uma revisão bibliográfica utilizando as plataformas CAPES e Google acadêmico. Os trabalhos selecionados utilizaram metodologias abordando a mesma temática como tema gerador, aplicadas em turmas do ensino médio. Após a aplicação da metodologia, pode-se observar as potencialidades e fragilidades da metodologia aplicada. Além disso, pode-se obter como fruto deste trabalho um instrumento avaliativo para diferentes metodologias didáticas | - |
| Descrição: dc.description | Fake news has become a problem that is causing a lot of damage in all areas of society, from health to economics to education. Anti-science, produced in a parallel world, is becoming a major obstacle for teachers, who, in order to address certain content, need to deconstruct concepts already consolidated in students trained based on scientific misinformation taught on social networks through fake news. The COVID-19 pandemic showed how harmful fake news is, which by spreading anti-science contributed to the deaths of thousands of people, demonstrating the extreme urgency of working on this topic at all levels of education, so that students understand and learn the ways that differentiate scientific knowledge from untruths propagated on social media. Therefore, the aim of this work is to analyze the application of an investigative teaching sequence with the theme of fake news, to work on the contents of acids and bases, developed in collaboration with professor Melo (2022). Subsequently, compare the methodology used, and the results achieved, with works selected through a bibliographic review using the CAPES and Google Scholar platforms. The selected works used methodologies addressing the same theme as a generating theme, applied in high school classes. After applying the methodology, the potentialities and weaknesses of the applied methodology can be observed. Furthermore, as a result of this work, an evaluation instrument for different teaching methodologies can be obtained | - |
| Descrição: dc.description | 91 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sequência de ensino investigativo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fake news | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento científico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Confiabilidade de informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Investigative teaching sequence | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fake news | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Chemistry teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Scientific knowledge | - |
| Título: dc.title | Fake news como tema gerador para o ensino de química: análise de uma sequência de ensino investigativo | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: