Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Abdón, Miriam del Milagro | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6760690109023863 | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Liliana Manuela Gaspar Cerveira da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7455249432359811 | - |
Autor(es): dc.contributor | Crissaff, Lhaylla dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8117348083451032 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8109431692175626 | - |
Autor(es): dc.creator | Domingos, Renata de Assumção Monteiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:12:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:12:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/36450 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056755 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho foi desenvolvido a fim de apresentar um recurso didático-pedagógico pouco utilizado em sala de aula que poderá contribuir para uma melhor aprendizagem da Matemática, ajudando as crianças e adolescentes a visualizarem propriedades algébricas e geométricas. O trabalho visa, através da exposição bordados, tornar mais fascinante o aprendizado de certos conceitos matemáticos, pois a dificuldade dos alunos em identificar e aplicar propriedades Matemáticas, compreendendo suas relações, nem sempre se dá pela falta de entendimento da disciplina, mas sim pela não percepção da sua ligação com o cotidiano. Na maioria das vezes, os alunos se perguntam para que serve a Matemática, já que exercícios de repetição e sem contextualização são rotineiros no ambiente escolar, tornando a disciplina sem atratividade. Os recursos didático-pedagógicos, neste momento, tornam-se de grande importância, pois através deles é que buscamos a correspondência da Matemática com o mundo real, ajudando os professores a transmitir o conteúdo com maior clareza, para facilitar o ensino e a aprendizagem da disciplina em questão. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | This work was developed in order to present a didactic-pedagogical resource little used in the classroom that can contribute to a better learning of Mathematics, helping children and adolescents to visualize algebraic and geometric properties. The work aims, through the embroidery exhibition, to make the learning of certain mathematical concepts more fascinating, since the students' difficulty in identifying and applying mathematical properties, understanding their relationships, is not always due to the lack of understanding of the discipline, but rather because perception of their connection with everyday life. Most of the time, students ask themselves what mathematics is for, since repetition exercises and without contextualization are routine in the school environment, making the subject unattractive. The didacticpedagogical resources, at this moment, become of great importance, because through them we seek the correspondence of Mathematics with the real world, helping teachers to transmit the content with greater clarity, to facilitate the teaching and learning of discipline in question. | - |
Descrição: dc.description | 53 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos Didático-Pedagógicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recurso didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic-Pedagogical Resources | - |
Título: dc.title | O ponto-cruz como recurso didático-pedagógico para as aulas de Matemática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: