A química presente nas tintas de tatuagens: uma abordagem para conscientização no Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAlves, Andréa Aparecida Ribeiro-
Autor(es): dc.creatorSilveira, Bianca Domingues Garcia Baião da-
Autor(es): dc.creatorBaliza, Larissa Rocha da Silva Perrut-
Autor(es): dc.creatorSantana, Ronaldo Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:12:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:12:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37137-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056751-
Descrição: dc.descriptionO trabalho investigou a Química das tintas de tatuagem e seus riscos à saúde, promovendo a conscientização para alunos do Ensino Médio, e foi desenvolvido em três etapas, as quais incluiu levantamento bibliográfico, aplicação de questionários e atividades pedagógicas. Os resultados revelaram desconhecimento sobre a composição e regulamentação das tintas utilizadas na tatuagem, tanto entre alunos quanto entre os tatuadores, destacando a necessidade de maior divulgação de informações sobre o tema. Apesar de limitações, como recursos restritos e baixa adesão em algumas atividades, a utilização o jogo interativo Kahoot mostrou-se eficaz para o engajamento dos alunos. Observou-se que o desenvolvimento deste trabalho contribuiu para uma formação crítica dos sujeitos envolvidos, conectando ciência e cultura de forma significativa.-
Descrição: dc.descriptionThe work investigated the chemistry of tattoo inks and their health risks, promoting awareness among high school students, and was developed in three stages, which included bibliographical research, application of questionnaires and pedagogical activities. The results revealed a lack of knowledge about the composition and regulation of inks used in tattoos, both among students and tattoo artists, highlighting the need for greater dissemination of information on the topic. Despite limitations, such as restricted resources and low participation in some activities, the use of the interactive game Kahoot proved to be effective for student engagement. It was observed that the development of this work contributed to a critical formation of the subjects involved, connecting science and culture in a meaningful way.-
Formato: dc.format15 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectTatuagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Título: dc.titleA química presente nas tintas de tatuagens: uma abordagem para conscientização no Ensino Médio-
Tipo de arquivo: dc.typeOutros-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.