Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vogel, Michely Jabala Mamede | - |
Autor(es): dc.contributor | Gama, Ivanilma de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Alvarez, Gonzalo Rubén | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Maria Cecília Brandão da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:12:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:12:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38803 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056750 | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa objetiva abordar a perspectiva da Literatura Cinzenta, introduzida pelo processo de comunicação científica estabelecido nas trocas de conhecimentos por comunidades pareceristas, que se apoiam na oralidade e nos registros escritos, ou seja, em produções científicas. Estes documentos estão presentes durante todo o processo de pesquisa acadêmica e são, em maioria, convencionais para com sua apresentação. Em contrapartida, há uma parcela de tipos documentais que se distinguem dos documentos convencionalizados como relatórios, teses, dissertações, anais de evento, dentre outros: a chamada Literatura Cinzenta. Objetiva-se, portanto, determinar a origem, o conceito e as características desta literatura, assim como suas relações com o meio acadêmico a partir das produções científicas de nível especializado. Além de estabelecer a Literatura Cinzenta como uma ampla rede de informação que necessita de adequação para com seu uso, de modo a desassociar suas problemáticas e elucidar novas concepções referentes à sua apresentação. Como etapa prática, esta pesquisa se pautará nos métodos de análise de conteúdo e análise de citações para mapear a incidência deste tipo literário nas teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense, a fim de inferir sua influência para o desenvolvimento científico da área, posto que as teses e dissertações se destacam como fontes primárias de informação que contemplam ineditismo e validação em seu conteúdo. Os resultados obtidos apontam uma ambivalência na utilização da Literatura Cinzenta, pois a relação entre esta literatura e o formato de literatura tradicional acabam se opondo mutuamente quando comparadas em vertentes quantitativas e qualitativas, embora ambas evidenciem a influência para com a pesquisa científica. Por fim, conclui-se com este trabalho que a Literatura Cinzenta é amplamente presente e importante para o meio acadêmico-científico, mas que necessita de mais assistência com sua gestão e tratamento para que, portanto, se torne cada vez mais reconhecida. | - |
Descrição: dc.description | This research aims to address the perspective of Gray Literature, introduced by the process of scientific communication established in the exchange of knowledge by peer reviewing communities, which are based on orality and written records, that is, scientific productions. These documents are present throughout the academic research process and are, for the most part, conventional in their presentation. In contrast, there are a few document types that are distinct from conventionalized documents such as reports, theses, dissertations, event proceedings, among others: the so-called Gray Literature. The objective, therefore, is to determine the origin, concept and characteristics of this literature, as well as its relations with the academic environment based on specialized scientific productions. In addition, Grey Literature as a broad network of information that needs to be adapted for its use, to dissociate its problems and elucidate new concepts regarding its presentation. As a practical step, this research will be based on content analysis and citation analysis methods to map the incidence of this literary type in the theses and dissertations of the Postgraduate Program in Information Science at the Fluminense Federal University, in order to infer its influence on the scientific development of the area, since theses and dissertations stand out as primary sources of information that include originality and validation in their content. The results obtained point to an ambivalence in the use of Gray Literature, as the relationship between this literature and the traditional literature format end up opposing each other when compared in quantitative and qualitative aspects, although both demonstrate the influence on scientific research. Finally, it is concluded with this work that Gray Literature is widely present and important for the academic- scientific environment, but that it needs more assistance with its management and treatment so that it becomes increasingly recognized. | - |
Descrição: dc.description | 69 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura cinzenta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de Citações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses e dissertações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura cinzenta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Citação bibliográfica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pós-graduação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tese | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grey Literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Citation Analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Theses and dissertation | - |
Título: dc.title | A literatura cinzenta e a comunidade acadêmica: Análise das citações utilizadas nas teses e dissertações do PPGCI-UFF (2011-2020) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: