Desmistificando a educação bilíngue para surdos: produção de ebook abordando mitos e verdades sobre a educação de surdos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMeireles, Rosana Maria do Prado Luz-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7608500976832841-
Autor(es): dc.contributorCruz, Osilene Maria de Sá e Silva da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8086836093429390-
Autor(es): dc.contributorMascarenhas, Edicleia-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4769008821320295-
Autor(es): dc.contributorDionysio, Renata Barbosa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0437353005538116-
Autor(es): dc.contributorYamasaki, Alice-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8508252104810204-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1104975610312121-
Autor(es): dc.creatorRangel, Janaína Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:12:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:12:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-26-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37486-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056748-
Descrição: dc.descriptionA educação bilíngue para surdos deve ser realizada por meio da Língua de sinais brasileira como língua primeira para formação acadêmica e identitária. Entretanto, existem muitas questões em torno desta temática que envolvem a falta de estrutura das escolas e formação dos educadores. Esta pesquisa surge diante de preocupações e inquietações sobre mitos, verdades e falta de formação e informação a respeito da educação de surdos. Assim, tivemos como objetivo principal produzir um e-book sobre educação de surdos para levar esclarecimentos aos educadores de escolas regulares que ainda desconhecem essa temática. Nossa pesquisa se preocupou em refletir sobre a educação de surdos considerando as políticas linguísticas e educacionais, aspectos históricos, sociais, culturais e práticas no cotidiano escolar. Neste contexto, a dissertação se baseou em uma revisão bibliográfica com revisão sistemática de literatura e uma pesquisa documental com análise de leis, decretos e políticas públicas que amparam a educação de surdos no Brasil, possibilitando a reflexão e o diálogo sobre as políticas e práticas educacionais da Educação bilíngue dos surdos na atualidade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, baseada na busca bibliográfica realizada no Portal de Periódicos da CAPES e na base de dados Scielo. Houve também uma uma revisão sistemática de literatura que aconteceu sob a ótica das políticas inclusivas e educacionais relacionadas com a Educação dos surdos. O e-book foi construído por meio de categorias de análise, sendo elas:História da educação de surdos, Políticas públicas e educação bilíngue de surdos, A língua de sinais, Identidade e cultura surda e Práticas pedagógicas na educação de surdos. A pesquisa bibliográfica nos deu embasamento para a escrita do e-book abordando mitos, verdades e esclarecimentos sobre a educação de surdos para professores do ensino regular. O produto final visa contribuir para formação de professores levando esclarecimento sobre a história, língua, cultura, pedagogia visual e cotidiano escolar com alunos surdos.Temos a intenção de contribuir para que os professores nãos e sintam tão impotentes e desinformados diante da necessidade de lidar com alunos surdos e ao levar informação, que possamos contribuir com a qualidade de ensino ofertada aos alunos surdos.-
Descrição: dc.descriptionBilingual education for the deaf must be carried out using Brazilian Sign Language as the first language for their academic and identity formation. However, there are many questions around this theme that involve the lack of structure in schools and training of educators. This research arises in the face of concerns and concerns about myths, truths and lack of training and information regarding the education of the deaf. are unaware of this topic. Our research was concerned with reflecting on the education of the deaf, considering linguistic and educational policies, historical, social, cultural and practical aspects in the school routine. In this context, the dissertation was based on a bibliographical and documentary review that involved a systematic literature review and analysis of laws, decrees and public policies that support the education of the deaf in Brazil, enabling reflection and dialogue on the educational policies and practices of the Bilingual education of the deaf today. For that, an exploratory research was carried out, based on the bibliographical search carried out in the CAPES Periodicals Portal and in the Scielo database. There was also a documentary research that took place from the perspective of inclusive and educational policies related to the Education of the deaf. The e-book was built using categories of analysis, namely: History of deaf education, Public policies and bilingual education for the deaf, Sign language, Identity and deaf culture and Pedagogical practices in deaf education. Bibliographical and documentary research gave us the basis for writing an e-book addressing myths, truths and clarifications about deaf education for regular school teachers. The final product aims to contribute to the training of teachers by providing clarification on the history, language, culture, visual pedagogy and everyday life at school with deaf students. deaf students and by bringing information, that we can contribute to the quality of education offered to deaf students.-
Descrição: dc.description102 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de surdos-
Palavras-chave: dc.subjectinclusão-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Bilíngue-
Palavras-chave: dc.subjectMitos e Verdades-
Palavras-chave: dc.subjectSurdo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectDeaf education-
Palavras-chave: dc.subjectinclusion-
Palavras-chave: dc.subjectBilingual Education-
Palavras-chave: dc.subjectMyths and truths-
Título: dc.titleDesmistificando a educação bilíngue para surdos: produção de ebook abordando mitos e verdades sobre a educação de surdos-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.