
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cavalcanti, Diana Negrão | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1970075442296547 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Jomilto Luiz Praxedes dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6318488679375823 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Valter da Rocha | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5943904037628163 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Basso, Luciano | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7953995903257137 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Mariani, Ruth | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8386383577325343 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Melo, Sandra Cordeiro de | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3499803166947247 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lima, Neuza Rejane Wille | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5261670227615321 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7183472201212413 | - |
| Autor(es): dc.creator | Cristo Junior, Carlos Henrique Nascimento de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:12:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:12:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-26 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/37511 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056739 | - |
| Descrição: dc.description | A capoeira é uma atividade que oferece vários benefícios, não só na inclusão social, mas também na saúde mental e física dos seus participantes. Esse potencial presente na capoeira, possibilita maior adesão de alunos que apresentam algum tipo de transtorno, síndromes ou déficits motores, por se tratar de um esporte que contém elementos fundamentais para o desenvolvimento humano. O objetivo desta pesquisa é a construção de um site de capoeira direcionado ao desenvolvimento de pessoas com TEA, para contribuir com professores de Educação Física e mestres de capoeira. A organização dessas propostas considerou a peculiar conjunção das características como a musicalidade, socialização e atividades motoras - como cruciais para o engajamento de crianças e adolescentes autistas. Essas propostas foram tematizadas com apresentação de vídeos de domínio público, além de textos e artigos que respaldam tais possibilidades para as aulas de capoeira inclusiva. Os profissionais poderão recorrer ao conteúdo através do site GINGATEA como forma de enriquecer suas aulas e estimular a participação efetiva dos alunos com autismo com base nos fundamentos da capoeira. O site foi elaborado a partir de uma pesquisa por levantamento bibliográfico de artigos completos e revisados por pares em seis bases de dados: Pubmed, Periódicos Capes, Web of Science, Lilacs e SportDiscus com a palavra-chave: “capoeira” no período de 2003 a 2023. A partir desse levantamento, foram identificados artigos escritos nos idiomas português e inglês com os seguintes resultados: Pubmed (n=32), Periódicos Capes (n=188), LILACS (n=107), Web of Science (n=219) e SportDiscus (n=161). Após remoção de duplicidades e leitura de títulos e resumos, foram excluídos os artigos que não tratassem de capoeira voltada para o TEA e outras deficiências. 14 artigos foram analisados em seu conteúdo e ajudaram a escolha dos temas que estariam presentes no site GingaTea. Espera-se que o site venha auxiliar a desenvolver um olhar mais sensível dos Mestres e Professores na utilização da capoeira como ferramenta na promoção da qualidade de vida e no desenvolvimento de pessoas autistas e outras deficiências. Pois, foi percebido poucas produções em relação à temática apresentada e escassos relatos de experiências profissionais da capoeira que trabalham na inclusão de público. | - |
| Descrição: dc.description | Capoeira is an activity that offers several benefits, not only in social inclusion, but also in the mental and physical health of its participants. This potential present in capoeira allows for greater participation by students who have some type of disorder, syndromes or motor deficits, as it is a sport that contains fundamental elements for human development. The objective of this research is to build a capoeira website aimed at the development of people with ASD, to contribute to Physical Education teachers and capoeira masters. The organization of these proposals considered the peculiar conjunction of characteristics such as musicality, socialization and motor activities - as crucial for the engagement of autistic children and adolescents. These proposals were themed with the presentation of public domain videos, as well as texts and articles that support such possibilities for inclusive capoeira classes. Professionals will be able to use the content through the GINGATEA website as a way to enrich their classes and encourage the effective participation of students with autism based on the fundamentals of capoeira. The website was created based on a bibliographic survey of complete and peer-reviewed articles in six databases: Pubmed, Periódicos Capes, Web of Science, Lilacs and SportDiscus with the keyword: “capoeira” in the period 2003 to 2023. From this survey, articles written in Portuguese and English were identified with the following results: Pubmed (n=32), Periódicos Capes (n=188), LILACS (n=107), Web of Science (n =219) and SportDiscus (n=161). After removing duplicates and reading titles and abstracts, articles that did not deal with capoeira aimed at ASD and other disabilities were excluded. 14 articles were analyzed for their content and helped to choose the themes that would be present on the GingaTea website. It is hoped that the website will help to develop a more sensitive view of Masters and Teachers in the use of capoeira as a tool to promote the quality of life and development of autistic people and other disabilities. Therefore, there were few productions in relation to the theme presented and few reports of professional capoeira experiences working on public inclusion. | - |
| Descrição: dc.description | 71 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura corporal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Luta Brasileira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Produto educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Capoeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação física para deficiente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do espectro autista | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Body culture | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brazilian Fight | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational product | - |
| Título: dc.title | A capoeira voltada para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA): criação de um site para mestres e professores | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: