Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Papini, Rossana Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Henriques, Alen Batista | - |
Autor(es): dc.contributor | Neves, Leandro Roberto | - |
Autor(es): dc.creator | Pena, Erodias Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:12:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:12:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38437 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056738 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo relatar diversas experiências vividas ao longo do curso, destacando especialmente aquelas relacionadas aos eixos temáticos e às práticas formativas que marcaram nossa trajetória acadêmica. Assim, damos ênfase às primeiras experiências no eixo temático "Memórias e Narrativas da História Oral", coordenado à época pela professora Rossana Maria Papini, que proporcionou atividades de campo enriquecedoras e reflexões profundas sobre a importância das memórias e narrativas na educação. Nestes percursos formativos, trazemos às vivências no TEIA (Território de Experiências Interdisciplinares Agroecológicas), espaço que integra saberes interdisciplinares com práticas agroecológicas e fortalece a relação entre educação, sustentabilidade e trabalho do campo. Além disso, abordamos os caminhos percorridos sob a orientação do professor Alen Henriques Batista, no eixo temático "Educação e Justiça Ambiental", um marco significativo na ampliação do entendimento entre a educação e questões socioambientais. Nesse contexto, o trabalho mergulha em um ponto central – explorado com maior profundidade– que propõe uma análise histórica e crítica das práticas e políticas relacionadas à gestão da água , seu saneamento e impactos nas comunidades rurais. Desta maneira, e com o destaque à Pedagogia da Alternância, vamos tecendo os fios desta narrativa, com a valorização da interdisciplinaridade e do papel transformador da educação. | - |
Descrição: dc.description | This work aims to report various experiences lived throughout the course, especially highlighting those related to thematic axes and formative practices that shaped our academic journey. Particular emphasis is given to the initial experiences within the thematic axis "Memories and Narratives of Oral History," coordinated at the time by Professor Rossana Maria Papini, which provided enriching field activities and deep reflections on the importance of memories and narratives in education. Along these formative paths, we recount experiences in the TEIA (Territory of Interdisciplinary Agroecological Experiences), a space that integrates interdisciplinary knowledge with agroecological practices, strengthening the relationship between education, sustainability, and rural work. Additionally, we explore the paths followed under the guidance of Professor Alen Henriques Batista in the thematic axis "Education and Environmental Justice," a significant milestone in expanding the understanding of the interplay between education and socio-environmental issues. In this context, the work delves into a central point—explored in greater depth—that proposes a historical and critical analysis of the practices and policies related to water management, sanitation, and their impacts on rural communities. With a focus on the Pedagogy of Alternation, we weave this narrative by emphasizing interdisciplinarity and the transformative role of education. | - |
Descrição: dc.description | 45 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do Campo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cotidianos Escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia da Alternância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percursos Formativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Águas de Nascentes e Gestão de Recursos Hídricos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação no campo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cotidiano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cotidiano escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rural Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | School Daily Life | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogy of Alternation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formative Paths | - |
Palavras-chave: dc.subject | Spring Waters and Water Resource Management | - |
Título: dc.title | Percursos Formativos: múltiplas experiência e a conservação das águas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: